Categories: Meio Ambiente

Impactos de pedreiras na Serra serão investigados

Caminhões da pedreira Sobrita na SerraCaminhões da pedreira Sobrita na Serra
Caminhões da pedreira Sobrita na Serra

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) vai investigar se as rachaduras nas casas dos moradores de Pitanga foram provocadas pelas explosões das pedreiras que atuam no bairro. A informação é da assessoria de imprensa do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), cujos técnicos visitaram uma das pedreiras – a Tervap, na última quinta(14).

Participaram da vistoria, que segundo o Iema teve o detalhamento de uma “auditoria”, representantes da comunidade. O diretor do órgão, Tarcísio Foeger, participou da vistoria, que incluiu visita a casa dos moradores, que acusam as explosões da pedreira de provocar as rachaduras.

A assessoria do Iema confirmou que foram constadas as rachaduras. Os técnicos do órgão teriam então solicitado a Tervap que fizesse novas medições da intensidade de suas explosões. A assessoria acrescentou que pedirá também uma avaliação das casas junto ao Crea. Mas não adiantou quando poderá sair o resultado.

Após 40 anos de exploração de pedras no bairro e constantes reclamações quanto ao barulho produzido e problemas respiratórios oriundos da atividade, os moradores promoveram uma manifestação na BR 101, que ficou interditada durante sete horas. A ação foi em repúdio à aprovação, por parte do Conselho da Cidade, do pedido de anuência da pedreira Tervap para explorar a lavra por mais quatro anos.

Os representantes da Tervap não deram retorno às tentativas de contato pela reportagem.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Com 3 mortes em março, Serra registra o menor número de homicídios da história

De acordo com o delegado Rodrigo Sandi Mori, a Serra registrou o menor número de homicídios da história no mês…

7 horas atrás

Vale abre vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade

A Vale abriu vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale…

8 horas atrás

PL quer substituir campainha por música nas escolas da Serra para acolher autistas

O Professor Renato Ribeiro é autor do projeto. Crédito: Arquivo Tempo Novo O vereador Professor Renato Ribeiro (PDT) protocolou na…

8 horas atrás

Comunicados – 01/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 01-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

8 horas atrás

Placas que isentam responsabilidade por furtos podem ser proibidas na Serra

Shopping Mestre Álvaro. Foto: Google Street View Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 313/2025, que proíbe a…

9 horas atrás

A primeira do país: Promotora da Serra defende tese no salão nobre do STF com orientação de Barroso

Atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso com a promotora da Serra, Maria Clara Mendonça Perim. Crédito: divulgação. A…

9 horas atrás