O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) vai investigar se as rachaduras nas casas dos moradores de Pitanga foram provocadas pelas explosões das pedreiras que atuam no bairro. A informação é da assessoria de imprensa do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), cujos técnicos visitaram uma das pedreiras – a Tervap, na última quinta(14).
Participaram da vistoria, que segundo o Iema teve o detalhamento de uma “auditoria”, representantes da comunidade. O diretor do órgão, Tarcísio Foeger, participou da vistoria, que incluiu visita a casa dos moradores, que acusam as explosões da pedreira de provocar as rachaduras.
A assessoria do Iema confirmou que foram constadas as rachaduras. Os técnicos do órgão teriam então solicitado a Tervap que fizesse novas medições da intensidade de suas explosões. A assessoria acrescentou que pedirá também uma avaliação das casas junto ao Crea. Mas não adiantou quando poderá sair o resultado.
Após 40 anos de exploração de pedras no bairro e constantes reclamações quanto ao barulho produzido e problemas respiratórios oriundos da atividade, os moradores promoveram uma manifestação na BR 101, que ficou interditada durante sete horas. A ação foi em repúdio à aprovação, por parte do Conselho da Cidade, do pedido de anuência da pedreira Tervap para explorar a lavra por mais quatro anos.
Os representantes da Tervap não deram retorno às tentativas de contato pela reportagem.
Uma explosão assustou moradores do entorno da Arcelor na tarde do último domingo (17). Crédito: Divulgação Evidentemente, não é algo…
A agenda em Jardim Tropical faz parte da programação do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata…
O policial foi encontrado morto dentro de um carro na avenida da Serra. Crédito: Gabriel Almeida Um policial militar foi…
Explosão na ArcelorMittal: empresa afirmou que problema foi causado por “contato entre fios”. Crédito: Divulgação Um forte estrondo, semelhante a…
De janeiro a outubro, foram contabilizadas 51 mortes na Serra, apenas uma a menos que no mesmo período de 2023,…
Secretaria de Educação: o novo concurso público oferta 1.290 vagas e salários de R$ 6 mil. Crédito: Divulgação A Secretaria…