Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de restituição devem enviar sua declaração para receita federal até o dia 5 de maio, neste domingo.
Prazo de entrega do IR 2024 começou em 15 de março e se estende até 31 de maio.
O primeiro lote de pagamentos das restituições do Imposto de Renda 2024 deve começar em 31 de maio deste ano, que é também a data limite para a entrega das declarações.
Veja o calendário de restituições do IR em 2024
- 1º LOTE: 31 de maio;
- 2º LOTE: 28 de junho;
- 3º LOTE: 31 de julho;
- 4º LOTE: 30 de agosto;
- 5º LOTE: 30 de setembro.
Quando vou receber a restituição do Imposto de Renda?
A Receita prioriza a data de entrega das declarações e também observa uma fila de prioridades para alguns grupos, que recebem a restituição antes de todo o resto (mesmo que tenham entregado a declaração nos últimos dias do prazo).
Quem entrega a declaração primeiro tem mais chance de receber a restituição já nos primeiros lotes. Por outro lado, se houver erros ou omissões na entrega, o contribuinte perde a posição na fila — ou seja, vai para o fim do calendário de restituições.
Entretanto, a ordenação é feita também de acordo com uma série de prioridades definidas pela Receita Federal. Pessoas idosas estão entre as que recebem logo no início, sendo separadas em dois grupos: acima dos 80 anos e outro formado por pessoas com idades entre 60 e 79 anos.
Têm prioridade na restituição do Imposto de Renda, nesta ordem:
- idosos acima de 80 anos;
- idosos entre 60 e 79 anos;
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Vale lembrar que para receber via PIX, é preciso que a chave informada no momento da declaração seja o CPF do contribuinte. PIX vinculados ao e-mail ou ao telefone, por exemplo, não podem ser usados.
Se você não enviou sua declaração ainda, dá tempo. Os contribuintes em geral têm consciência da importância de contar com um bom contador para realizar a declaração do imposto de renda.