Meio Ambiente

Incêndio atinge turfa do Mestre Álvaro e moradores da Serra temem retorno do caos de 2016

Foto: Divulgação

Um incêndio que atingiu a área da turfa do entorno do Mestre Álvaro, na tarde desta quarta-feira (25), trouxe dor de cabeça para os moradores da região de Solar de Anchieta, na Serra. As chamas eram tão intensas que foi preciso uma equipe do Corpo de Bombeiros para atender a ocorrência e evitar que o fogo chegasse às residências próximas ou se espalhasse pela vegetação.

A principal preocupação da comunidade é a possibilidade do fogo ter adentrado no solo de turfa – o que causaria uma queimada idêntica a ocorrida entre 2015 e 2016, anos de superseca, onde a Serra e até cidades vizinhas sofreram com o odor gerado pela fumaça do incêndio, que é muito difícil de ser controlado.

Ao ser acionado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros confirmou o incêndio. Disse ainda que a ocorrência foi registrada por volta das 17 horas, em Solar de Anchieta. “As equipes foram deslocadas e, por volta das 19h30, as chamas foram controladas. Nenhuma residência foi atingida”, diz o texto da nota.

Apesar de ter respondida a demanda, a assessoria de imprensa do órgão não respondeu os questionamentos sobre a área de turfa ter sido atingida e a possibilidade de que isso acarretasse numa situação parecida com a ocorrida em anos anteriores, ou seja, alastramento das chamas no solo de turfa e fumaça infernizando populares.

Felizmente, nesta quinta-feira (26), moradores não relataram fumaça vindo da região, ou seja, possivelmente, o incêndio não deve ter adentrado na vegetação de turfa. Entretanto, é necessário atenção, já que o Estado estava em alerta de baixa umidade, o que poderia intensificar focos de fogo e, inclusive, aumentar os riscos.

Sobre a turfa

O incêndio na turfa é difícil de combater. O solo de turfa é formado por vegetação em decomposição e normalmente fica molhado por se tratar de área brejosa. Mas com a falta de chuva resseca e fica sujeito à combustão, que no caso do entorno do Mestre Álvaro é deflagrada após incêndios, intencionais ou não, na vegetação da superfície ou mesmo em resíduos sólidos descartados de forma irregular.

A combustão na turfa ocorre debaixo da terra e emite muito enxofre, o que agrava problemas respiratórios da população. Os incêndios na turfa viraram problema de saúde pública durante a superseca que atingiu o ES entre 2015 e 2016.

Em 2019, a turfa voltou a pegar fogo e a fumaça também incomodou muitos moradores.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

1 hora atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

5 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

6 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

9 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

9 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

9 horas atrás