Categories: Meio Ambiente

Incêndio atinge vegetação em Pitanga e fumaça se espalha pela Grande Vitória

Imagem feita em Colina de Laranjeiras na noite de ontem (21). Foto: Divulgação/Renato Ribeiro

Um incêndio de grandes proporções atingiu a vegetação do morro entre uma pedreira e o cemitério do bairro Pitanga na Serra entre o início da noite de ontem (21) e a manhã desta terça – feira (22).

As labaredas podiam ser vistas por quem passava na BR 101 e também de diversos bairros da Serra. O vento forte ajudou a espalhar a fumaça, que chegou a atingir municípios vizinhos. No grupo Utilidade Capixaba no Facebook, participantes postavam que a fumaça estava gerando incômodo na Praia do Canto em Vitória e era vista e sentida até no bairro Itaparica em Vila Velha, por volta das 23h horas de ontem.

Segundo o presidente da Associação de Moradores de Pitanga, Luiz Henrique Ribeiro ‘Zica’, o fogo queimou a vegetação rasteira do morro e se espalhou em direção à baixada do Canal dos Escravos, em direção a região dos bairros Laranjeiras Velha e José de Anchieta.

“Foi longe das casas, mas sempre fica o medo de que o fogo atinja o paiol onde a pedreira guarda os explosivos. Felizmente isso não aconteceu. Hoje de manhã o fogo já havia descido em direção a baixada de turfas, mas acho que só está queimando por cima, pois o solo de turfa ainda tem água por causa das chuvas do ano passado”, relata Luiz Henrique.

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiro informou às 10h e 30 desta terça-feira que o incêndio estava controlado. A reportagem questionou o tamanho da área queimada e se há risco de incêndio na turfa, mas a assessoria ainda não tinha essas informações. Assim que disponibilizá-las, serão publicadas neste espaço. Lembrando que incêndio na turfa, camada de vegetação em decomposição que fica abaixo do solo de áreas brejosas, gerou graves problemas ambientais e de saúde respiratória na Serra e cidades vizinhas durante a superseca de 2015 e 2016.

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra e assim que tiver informações sobre o tamanho do prejuízo ambiental, publicará neste espaço.

O morro atingido fica próximo ao Mestre Álvaro, que é uma Área de Proteção Ambiental (APA) com mais de 800 hectares de Mata Atlântica. Confira abaixo o vídeo feito pelo morador de Barcelona, Renato Ribeiro, por volta das 20h desta segunda-feira (21).

O ano de 2019 começou muito seco e quente na Grande Vitória, o que está ajudando a agravar incêndios, acidentais ou não.

Veja o vídeo: 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

12 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

12 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

12 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

13 horas atrás

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…

13 horas atrás

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

13 horas atrás