Um incêndio de grandes proporções está devastando as matas da Área de Proteção Ambiental (Apa) Municipal da Lagoa Jacuném na tarde desta quarta (23). E ainda ameaça casas do condomínio Boulervard Lagoa, uma metalúrgica e o Kartódromo Internacional da Serra.
São vários focos entre o condomínio e as proximidades do Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. Tanto nas áreas de mata Atlântica quando na vegetação das áreas brejosas, ressecadas atualmente por conta da estiagem que castiga o Espírito Santo.
Por volta das 15h e 30 as chamas já tinham chegado ao muro do condomínio Boulevard Lagoa e estavam próximas a metalúrgica. Até aquele momento, pelo menos nos pontos em que a reportagem conseguiu chegar, não havia ninguém combatendo as chamas que se espalhavam rapidamente por causa do calor e do vento forte.
“Percebemos o incêndio por volta das 10h. Foi quando ligamos para o Corpo de Bombeiros, mas até agora (por volta das 15h e 20), nada. O medo é que possa se aproximar dos postes de iluminação, fiação e até as casas”, disse a moradora Flavio di Mano.
“Moro aqui há dois meses e já é o terceiro incêndio. Mas não na proporção do de hoje, que é bem maior. Já tem cinco horas de incêndio, estamos muito preocupados”, relata outra moradora Vania Correa Neto.
Além do Boulevard, a fumaça está atingindo o bairro Feu Rosa, vizinho ao condomínio. E pode ser sentida em Laranjeiras II, São Diogo, São Geraldo. É tanta fumaça que dá para ver até da Reta do Aeroporto para quem viaja no sentido Vitória x Serra.
Através da assessoria de imprensa, a Secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, disse que o Corpo de Bombeiros foi acionado e que está acompanhando a situação. É o que afirmou também o Coordenador de Criação de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Rafael Lorenzon Boni.