Por Gabriel Almeida
Devido às chuvas registradas nos últimos dias, o incêndio das turfas que fica entorno do Mestre Álvaro está perto de acabar. Segundo informações da Secretaria de comunicação da prefeitura da Serra, Na manhã desta terça-feira (3) o trabalho da Defesa Civil da Serra e do Corpo de Bombeiros foi paralisado já que a situação está significativamente amenizada devido às chuvas.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que mesmo com a situação amenizada, as equipes da Defesa civil da Serra junto com o Corpo de Bombeiros seguem monitorando o local.
A turfa é uma camada de restos vegetais acumulada no solo das áreas alagadiças do entorno do Mestre Álvaro. Como o estado está passando por uma grave estiagem, o terreno das turfas secou e entrou em combustão.
O incêndio é numa camada com cerca de 1,5 metro de profundidade no solo, por isto o combate é tão penoso. A fumaça com os gases resultantes da queima – monóxido de carbono e enxofre atingiram bairros da Serra, Vitória e até Vila Velha, provocando o aumento de problemas respiratórios como conjuntivites químicas, tosses secas, crises de asma, bronquite e sinusite. É o que afirma a Presidente da Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo, a médica Ciléia Martins.