Categories: Arquivo

Incêndio está destruindo o Casarão de Balneário Carapebus

Por Bruno Lyra e Anderson Soares

Bombeiros tentam apagar as chamas no imóvel cuja escritura foi obtida na última semana pela ong Instituto Goiamun. Foto: Anderson Soares

Neste momento o Casarão de Balneário Carapebus está sendo consumido pelo fogo. Segundo o morador do bairro e ativista Iberê Sassi o incêndio pode ter começado de madrugada. Ele diz que acionou o Corpo de Bombeiros às 6hs, mas o caminhão da corporação com uma equipe só teria chegado no local às 9h e desde então seguem trabalhando no combate às chamas.

Iberê dirige o Instituto Goiamun. A ong recebeu nesta semana a doação do imóvel, avaliado em R$ 1,3 milhão, da construtora MRV que está construindo um condomínio de prédios na área vizinha.

“No último domingo flagramos um grupo com cerca de 20 pessoas tentando furtar madeira de qualidade do imóvel. Conseguimos que eles saíssem. Mas desconfio que alguém desse grupo tenha ateado fogo por retaliação”, conta.

Iberê acrescentou que a proposta do Goiamun era de implantar a sede administrativa da Área de Proteção Ambiental (APA) de Praia Mole e restaurar o Casarão para servir de espaço a atividades culturais voltadas a moradores da região.

Como o incêndio ainda não terminou Iberê não tem a exata dimensão do estrago. Mas acredita que a maior parte do imóvel esteja arruinado. Além do Corpo de Bombeiros, homens da Polícia Militar também estão no local.

História

Erguido na década de 1950 com arquitetura alemã, o Casarão tem 54 cômodos distribuídos em quatro pavimentos, elevador com duas saídas, pisos falsos, túneis e outras particularidades que estimularam a criação de lendas entre moradores da região. Uma delas é de que o antigo proprietário seria simpatizante do nazismo.

Iberê com policiais militares: o diretor do Instituto Goiamun crê em incêndio criminoso no imóvel avaliado em R$ 1,3 milhão. Foto: Anderson Soares

Outra é de que seria mal assombrado. O fato é que no Plano Diretor Municipal (PDM) o imóvel foi considerado de interesse histórico. Mesmo assim a MRV comprou a área e chegou e destelhou o Casarão, que acabou se deteriorando rápido.

Só anos depois a construtora mineira decidiu doá-lo para o Instituto Goiamun, cuja sede fica nas proximidades.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

13 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

13 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

14 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

14 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás