Chamou a atenção a enorme coluna de fumaça negra que subiu da planta industrial da ArcelorMittal Cariacica por volta das 11h da manhã desta sexta-feira (25).
Segundo a assessoria de imprensa da siderúrgica, a fumaça foi consequência de um incêndio na torre de resfriamento da caixa d’água da Laminação, que fica próximo ao colégio estadual José Leão Nunes no bairro Vale Esperança, Cariacica.
A empresa disse também que o Corpo de Bombeiros foi acionado e por volta das 11h e 40 já havia controlado o fogo, liberando a área para que a Arcelor pudesse começar a apuração das causas do incêndio. A assessoria da Arcelor acrescentou que o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) foi acionado e que não houve interrupção nas operações da usina.
O órgão é o responsável pela licença ambiental da empresa e pelo monitoramento da qualidade do ar na Grande Vitória. O Iema, por sua vez, disse através de assessoria de imprensa que enviou uma equipe de fiscalização ao local para avaliar a situação.
A sede do Iema fica a cerca de um quilômetro da Arcelor. O orgão prometeu se posicionar sobre o incidente tão logo conclua a apuração dos impactos gerados pela emissão da fumaça.
Durante o incêndio a fumaça estava tão forte que foi possível vê-la da rodovia Darly Santos, em Vila Velha, no bairro Araçás. O vídeo que está em nossa Fan Page no Facebook foi gravado no bairro Alvorada, Vila Velha, que fica às margens da rodovia Carlos Lindemberg e a cerca de 2 km do local do incidente.