Notícias

Industrializados que vão salvar sua dieta: é só saber escolher!

Quando pensamos em alimentos industrializados, é comum associá-los a uma alimentação não saudável, rica em conservantes, sódio e açúcares. Crédito: Freepik

Quando pensamos em alimentos industrializados, é comum associá-los a uma alimentação não saudável, rica em conservantes, sódio e açúcares. No entanto, com a escolha certa, esses produtos podem ser aliados na rotina alimentar, principalmente para quem busca praticidade sem abrir mão de uma dieta equilibrada.

O que são alimentos industrializados?

Os alimentos industrializados passam por processos que alteram suas características originais, visando aumentar sua durabilidade ou melhorar o sabor. Isso não significa que sejam sempre ruins. O segredo está em saber ler os rótulos e escolher produtos com menos aditivos químicos e ingredientes mais naturais.

+ Creatina ajuda ou atrapalha no envelhecimento?

Como escolher industrializados saudáveis?

1. Leia os Rótulos: Priorize produtos com listas de ingredientes curtas e com ingredientes que você reconhece. Evite aqueles com muitos aditivos, como corantes artificiais e conservantes.

2. Fique de Olho no Sódio e Açúcar: Muitos alimentos industrializados são ricos em sódio e açúcares adicionados. Prefira versões com baixo teor de ambos.

3. Prefira Integrais: Quando o assunto é pães, massas e biscoitos, sempre opte pelas versões integrais. Elas são ricas em fibras e trazem mais saciedade.

Exemplos de Industrializados Saudáveis

  • Iogurtes Naturais ou Gregos: Sem adição de açúcar, são ótimas fontes de proteínas e probióticos.
  • Legumes Congelados: Conservam os nutrientes e são uma solução prática para incluir mais vegetais na dieta.
  • Oleaginosas: Castanhas e nozes industrializadas (sem sal ou temperos) são ricas em gorduras boas e perfeitas para lanches rápidos.
  • Atum e Sardinha em Conserva: São fontes de ômega-3 e proteínas, desde que conservados em água ou azeite e não em óleos vegetais refinados.

Conclusão

Alimentos industrializados podem ser práticos e nutritivos se escolhidos de maneira consciente. Ao invés de eliminá-los completamente da dieta, a recomendação é optar por versões mais naturais e com menos aditivos. Com um olhar atento, é possível encontrar opções que se encaixem perfeitamente em uma alimentação equilibrada, sem prejudicar a saúde!

Júnia Souza

Últimas postagens

Serra vai entregar uniformes e kits de material escolar para 70 mil alunos

A Prefeitura da Serra anunciou que vai distribuir uniformes e kits de material escolar para 70 mil alunos. Crédito: Divulgação…

1 hora atrás

Fim de semana com atividades esportivas e shows gratuitos em Jacaraípe

A praia de Jacaraípe, na Serra, será palco de diversas atividades esportivas e shows musicais gratuitos, na Praça Encontro das…

1 hora atrás

Festa de São Sebastião em Manguinhos terá shows com Blacksete, Os Maxuíba e congo

A tradicional festa de São Sebastião, em Manguinhos reúne a tradição do congo, com shows ao vivo e muita religiosidade. Crédito:…

3 horas atrás

Fortlev abre vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata

A Fortlev abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas. Crédito: Divulgação…

3 horas atrás

Verme do coração: o perigo silencioso para a saúde do cão

A dirofilariose canina, também conhecida como "verme do coração", é uma doença parasitária grave que afeta os cães. Crédito: Freepík…

4 horas atrás

Comunicado – 16/01/2025

publicidade legal - 16-01-2025Baixar

4 horas atrás