Notícias

Industrializados que vão salvar sua dieta: é só saber escolher!

Quando pensamos em alimentos industrializados, é comum associá-los a uma alimentação não saudável, rica em conservantes, sódio e açúcares. Crédito: Freepik

Quando pensamos em alimentos industrializados, é comum associá-los a uma alimentação não saudável, rica em conservantes, sódio e açúcares. No entanto, com a escolha certa, esses produtos podem ser aliados na rotina alimentar, principalmente para quem busca praticidade sem abrir mão de uma dieta equilibrada.

O que são alimentos industrializados?

Os alimentos industrializados passam por processos que alteram suas características originais, visando aumentar sua durabilidade ou melhorar o sabor. Isso não significa que sejam sempre ruins. O segredo está em saber ler os rótulos e escolher produtos com menos aditivos químicos e ingredientes mais naturais.

+ Creatina ajuda ou atrapalha no envelhecimento?

Como escolher industrializados saudáveis?

1. Leia os Rótulos: Priorize produtos com listas de ingredientes curtas e com ingredientes que você reconhece. Evite aqueles com muitos aditivos, como corantes artificiais e conservantes.

2. Fique de Olho no Sódio e Açúcar: Muitos alimentos industrializados são ricos em sódio e açúcares adicionados. Prefira versões com baixo teor de ambos.

3. Prefira Integrais: Quando o assunto é pães, massas e biscoitos, sempre opte pelas versões integrais. Elas são ricas em fibras e trazem mais saciedade.

Exemplos de Industrializados Saudáveis

  • Iogurtes Naturais ou Gregos: Sem adição de açúcar, são ótimas fontes de proteínas e probióticos.
  • Legumes Congelados: Conservam os nutrientes e são uma solução prática para incluir mais vegetais na dieta.
  • Oleaginosas: Castanhas e nozes industrializadas (sem sal ou temperos) são ricas em gorduras boas e perfeitas para lanches rápidos.
  • Atum e Sardinha em Conserva: São fontes de ômega-3 e proteínas, desde que conservados em água ou azeite e não em óleos vegetais refinados.

Conclusão

Alimentos industrializados podem ser práticos e nutritivos se escolhidos de maneira consciente. Ao invés de eliminá-los completamente da dieta, a recomendação é optar por versões mais naturais e com menos aditivos. Com um olhar atento, é possível encontrar opções que se encaixem perfeitamente em uma alimentação equilibrada, sem prejudicar a saúde!

Júnia Souza

Últimas postagens

Arpoador Gastrobar comemora dois anos como referência em música e boa gastronomia na Serra

Foto: divulgação Nesta sexta-feira (4), o Arpoador Gastrobar completa dois anos de funcionamento no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra.…

2 horas atrás

Vereadora quer prioridade no atendimento médico às mulheres vítimas de violência doméstica

Nos relatos de violência, principal tipo de consulta à central, estão casos sobre violência física (51,06%). Foto: Divulgação Agência Brasil…

6 horas atrás

Venda de palmito para feriado começa neste sábado (5), na Serra

Foto: divulgação A época da famosa torta capixaba está chegando, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) decidiu…

7 horas atrás

Shopping Mestre Álvaro recebe exposição do Projeto Tamar

Foto: divulgação Os amantes da natureza e da preservação ambiental já se programar para conferir a exposição da Fundação Projeto…

8 horas atrás

Prefeitura da Serra abre inscrições para novo mutirão de processos familiares

Foto: divulgação Se você precisa resolver questões familiares de forma rápida e gratuita, a Prefeitura da Serra tem uma grande…

8 horas atrás

Feira Kizomba movimenta Colina de Laranjeiras com arte, gastronomia e shows gratuitos

Além da feira Kizomba com produtos artesanais e delícias da gastronomia, o público poderá curtir shows gratuitos com artistas capixabas,…

8 horas atrás