Por Jana Thork (freelancer)
Nas imediações da Igreja Reis Magos, em Nova Almeida, moradores e comerciantes reclamam da infestação de ratos. De acordo com a moradora, Noêmia Santos, a situação está acontecendo há pelo menos três meses. E mesmo fazendo a limpeza constante e usando veneno na sua propriedade, os roedores seguem no local.
Para a artista plástica Madalena Krug, o problema vem se agravando. “Nunca tive ratos em minha propriedade. Estou assustada. Mesmo com a limpeza do terreno e com a desratização, não teve melhora. Já recolhi mais de 40 ratos mortos em um dia”, explica.
Ela alerta que o local é um dos principais pontos turísticos do ES. “Moramos próximo a um patrimônio histórico e cultural. No verão, o número de visitantes aumenta e seria vergonhoso recebê-los em meio à sujeira e ratos”, alerta.
Para a comerciante Verônica Scarpat, o ponto viciado de lixo no cruzamento da avenida Augusto Calmon com a rua das Laranjeiras é uma das razões da infestação. Ela diz que a Prefeitura utiliza o local para despejo de entulho e demora cerca de 30 dias para recolher. Com a demora, alguns moradores jogam ali lixo doméstico.
Segundo Verônica, ainda existem restos de entulhos e árvores desde a época das chuvas em 2013 e que até hoje não foram recolhidos. Sem contar as casas condenadas pela Defesa Civil, que hoje estão vazias, onde também há lixo.
A Prefeitura informou que o serviço de desratização nas imediações e no entorno da Igreja Reis Magos foi feito há pouco mais de dois meses. Já o ponto viciado receberá limpeza na primeira semana de novembro.
Denúncias de descarte irregular nesses locais podem ser feitas através dos telefones 0800-2839780 ou 3291-7435. Sobre pragas, o morador pode acionar o 3281-2056.