Em tempos que assistimos a uma verdadeira convergência de tudo o que se pensa e o que se faz sendo compartilhado no mundo virtual fica cada vez mais difícil se ter o controle de um conteúdo postado na Internet.
Após ganhar a grande rede nem o mais astuto “detetive virtual” conseguirá dar conta de onde a publicação pode estar armazenada, devido às incontáveis possibilidades de compartilhamentos.
Candidatos a empregos tentam inutilmente apagar suas postagens que possam comprometer sua contratação. Por outro lado, empresas contratam verdadeiros bisbilhoteiros virtuais para invadirem computadores e se apossarem de informações estratégicas de seus concorrentes, neste caso, incorrendo nos crimes de invasão de dispositivo informático e concorrência desleal.
Os meios digitais são implacáveis com as más práticas, pois todo acesso deixará rastros digitais que poderão ser seguidos por uma esposa desconfiada, uma empresa lesada, uma agência de recrutamento profissional ou até mesmo pela polícia investigativa, com o fim de identificar um mal feito ou um ato criminoso.
Portanto, devemos sempre lembrar que tudo o que se faz no mundo digital pode ser monitorado ou refeito por meio de investigação dos vestígios que sempre são deixados. Desta forma, conhecer procedimentos da segurança da informação aliados a hábitos cautelosos de comportamento na utilização desses novos recursos tecnológicos são medidas essenciais para se evitar problemas futuros associados à atual contemporaneidade.