Entre Gatos & Vets

Ingestão de comida em excesso (polifagia) é normal?

A polifagia é uma queixa comum nas consultas de felinos, podendo representar uma gama de problemas de saúde. Crédito: Freepik

A polifagia é uma queixa comum nas consultas de felinos, podendo representar uma gama de problemas de saúde, desde a manifestação precoce de uma doença endócrina/metabólica, até alterações no trato gastrointestinal.

A polifagia pode não ser patológica, e isso ocorre quando por exemplo é oferecido ao gato um alimento muito palatável, uma ração diferente, sachê, etc., e nesse caso também devem estar descartados quaisquer alterações laboratoriais ou clínicas.

A ingestão excessiva de alimentos também pode ser um efeito colateral do uso de certos medicamentos, como glicocorticoides, anticonvulsivantes, anti-histamínicos e antidepressivos.

É de suma importância considerar toda a lista de diagnósticos diferenciais para identificar a causa da polifagia, e, consequentemente, estabelecer as melhores condutas terapêuticas.

+ Saiba a importância de um médico veterinário especializado em medicina felina

Dentre as doenças que mais merecem destaque quando seu animal está com polifagia estão: hipertireoidismo, diabetes mellitus, acromegalia, hiperadrenocorticismo, insuficiência pancreática exócrina, e síndrome da má absorção.

Nos casos em que a polifagia é patológica, os felinos apresentam outras manifestações clínicas, tais como poliúria (urinar em excesso), polifagia (beber muita água), perda de peso, ganho de peso, vômito e diarreia.

O médico veterinário deverá estar atento quanto à clínica do animal para direcionar melhor os exames a serem solicitados, já que estamos falando de um sinal clínico que pode estar vindo acompanhado uma doença.

Não podemos deixar de lado os problemas comportamentais que também levam à polifagia. A falta de estimulação mental e física, assim como a ansiedade, podem fazer com que cães e gatos apresentem comportamentos compulsivos como a busca por alimentos.

Situações de estresse, como competição por comida em casas milticats também é um fator desencadeante.

O importante é que ao menor sinal de mudança de comportamento do seu felino, você o leve ao médico veterinário para descobrir a causa e tratar a doença, caso haja.

Lembrando: o médico veterinário especializado em felinos é a melhor opção!

Helvana Fassina

Últimas postagens

Com vitória sobre Jack Rocha, Coser retoma força no PT capixaba

Jackeline Rocha e João Coser fizeram uma dobradinha nas eleições 2022. Foto: Leonardo Lucas O deputado estadual João Coser deve…

6 horas atrás

Comunicado – 07/07/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 07-07-2025 - 3ª ediçãoBaixar

8 horas atrás

Estado abre 4 mil vagas de cursos de faculdade gratuitos; se inscreva agora

Faculdade de graça: veja como se inscrever nos cursos superiores gratuitos. São mais de 4 mil vagas abertas no Estado.

9 horas atrás

Câmara da Serra propõe Comenda em homenagem ao Pastor Gedelti Gueiros

Pastor Gedelti Gueiros. Foto: Divulgação O falecimento do pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Maranata, causou comoção entre fiéis e…

9 horas atrás

Cervejaria da Serra inova e lança a 1ª Pilsen Low Carb e sem glúten da Grande Vitória

A pilsen low carb é uma bebida sem glúten, com apenas 23 calorias por 100ml, criada para oferecer uma opção…

9 horas atrás

Estudo aponta ligação entre bactéria na boca e câncer de cabeça e pescoço

O estudo revelou que a superpopulação desse microorganismo aumenta significativamente as chances de desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.…

10 horas atrás