A arte e a cultura estarão em evidência na Serra neste início de 2025 com a oitava edição do Festival da Canção da Serra, que acontecerá na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida.
O evento está marcado para os dias 4, 5 e 6 de abril e será uma grande oportunidade para a disseminação cultural, reunindo competições musicais, premiações, atrações nacionais, exposições e workshops.
Inscrições abertas para artistas e bandas
À frente da iniciativa estão Fernanda Vieira e Maria Marta Tomé, que convidam artistas solo e bandas a se inscreverem no festival até o dia 5 de março, por meio de um formulário online (clicando aqui).
Para participar, é necessário enviar a letra da música acompanhada de um áudio ou vídeo inédito. Caso a canção não seja autoral, o artista precisa anexar uma autorização do compositor. Todas as músicas inscritas devem ser inéditas e estar em conformidade com a legislação vigente no Brasil.
Seleção e premiação
A seleção será dividida em duas etapas:
- Triagem inicial, onde serão selecionadas 20 canções.
- Apresentações ao vivo, nas quais 10 artistas ou bandas se apresentarão por noite. As cinco melhores músicas de cada dia avançarão para a grande final.
Os vencedores serão premiados com:
- 1º lugar – R$ 2.000,00 + troféu
- 2º lugar – R$ 1.000,00 + troféu
- 3º lugar – troféu
Todos os participantes selecionados receberão certificados de participação.
Fortalecimento da cultura
Fernanda Vieira, organizadora e idealizadora do evento, destaca que o Festival da Canção contribui diretamente para o desenvolvimento artístico do município, abrindo espaço para novos talentos da música e resgatando a tradição dos grandes festivais que marcaram o Brasil. Além de beneficiar os artistas, a iniciativa valoriza a música autoral, promovendo sua difusão e reconhecimento.
+ Show da banda Ralftone agita noite em Jacaraípe nesta sexta
Já Maria Marta Tomé, coordenadora da oitava edição do festival, ressalta que não há nenhum outro evento na história recente da Serra que tenha uma mostra competitiva de música autoral.
“A única experiência comprovada de realização de um Festival da Canção com Mostra Competitiva na cidade é esta. O projeto está alinhado à necessidade e urgência de fomentar e divulgar a música autoral no formato de festivais competitivos, permitindo que os mais diversos gêneros musicais ganhem destaque e revelem novos talentos na composição, na interpretação e na valorização da música autoral”, afirmou Maria Marta.