Inscrições abertas para o Festival de Bandas de Fanfarra e Batalha de Percussão na Serra

Compartilhe:
Fanfarra percussão Serra
Fanfarra percussão Serra
O Festival e Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras da Serra e a 2ª edição da Batalha de Percussão acontecem em agosto. Crédito: Divulgação

A Serra sediará, em agosto, a terceira edição do Festival e Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras da Serra (Festcobanfs), bem como a segunda edição da Batalha de Percussão. Os eventos ocorrerão na Rua Linha de Força, em José de Anchieta, com início previsto para as 13h do dia 3 de agosto.

Entre os participantes, destaca-se a premiada Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda, da comunidade local e detentora de diversos títulos nacionais em competições do gênero. Segundo Jefferson Pereira de Souza, um dos organizadores, já estão confirmadas 28 bandas de várias cidades brasileiras.

“Este ano, ao chegarmos à terceira edição, o evento já se consolidou no calendário oficial do município da Serra. Estamos com expectativas elevadas, especialmente com o total apoio da Prefeitura,” afirma Jefferson.

+ Arraiá do Montserrat terá quatro dias de festa com shows gratuitos e aulas de forró

As bandas interessadas em participar ainda podem se inscrever acessando o link. No site, encontrarão o regulamento, a ficha de inscrição e informações sobre o evento. As inscrições se encerram no dia 10 de julho.

O III Festcobanfs contará com competições em diversas categorias, incluindo Banda de Percussão Sinfônica, Fanfarra com Evolução, Banda Marcial Juvenil/Sênior, Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos, Banda Musical de Concerto e Banda Musical de Marcha Juvenil/Sênior.

Batalha de Percussão

Concomitantemente, ocorrerá a segunda edição da Batalha de Percussão, que busca estimular o desenvolvimento musical das bandas e fanfarras, promover o intercâmbio artístico entre os grupos e incentivar o aprimoramento contínuo das corporações musicais. As corporações que se enquadram na categoria técnica de banda de percussão podem participar, sendo obrigatórios os instrumentos como caixas, bumbos e pratos, e facultativos os quadritons, pandeirolas, surdos, entre outros instrumentos percussivos sem altura definida, além da voz.

O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal da Serra, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, da EMEF Manoel Carlos de Miranda e da própria Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda.

Com 12 anos de trajetória, a banda Marcial Manoel Carlos de Miranda, sob a batuta do maestro Jefferson Pereira de Souza e composta por cerca de cinquenta integrantes, conquistou quatro títulos na categoria Banda Marcial Sênior no 2º Concurso de Bandas e Fanfarras de Silva Jardim, no Rio de Janeiro, em 2022. Em 2023, foram campeões nacionais no CONFABANI – Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras de Itapemirim, obtendo primeiro lugar no Pavilhão Nacional, no comandante mó e no corpo musical, além de segundo lugar em regência.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também