A primeira fase do programa CHN Social 2024 registra, até o momento, mais de 63 mil candidatos inscritos. Aqueles que tiverem interesse em obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita devem fazer a inscrição, exclusivamente, pelo site do Detran para concorrer a uma das 3.500 vagas disponibilizadas. As inscrições seguem até as 23h59 do dia 20 de abril.
O programa CNH Social, do Governo do Estado, é uma iniciativa voltada para que as pessoas de baixa renda no Estado possam ter acesso ao mercado de trabalho a partir de formação para obter uma carteira de motorista.
Essa edição foi lançada pelo governador Renato Casagrande, ao lado do diretor geral do Detran, Givaldo Vieira.
Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – atualizado até o dia 09 de fevereiro deste ano – e ter renda familiar de até dois salários mínimos. O candidato precisa estar atento a essas informações na hora de se inscrever no site do Detran.
O foco desta edição está na capacitação profissional e no aumento da empregabilidade. As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação (A ou B); 20% para a Adição de Categoria A ou B; e 40% para a Mudança de Categoria D ou E.
Chance para suplentes para o CNH Social
Para aqueles que não forem selecionados nesta 1ª fase, haverá uma nova oportunidade de ser contemplado. No dia 08 de julho, será feita uma chamada única de suplentes no site do Detran, após a desclassificação de candidatos que não respeitarem prazos estabelecidos no processo de Habilitação.
Inscrições para tirar carteira de motorista de graça
Aqueles que tiverem interesse em obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita devem fazer a inscrição, exclusivamente, pelo site do Detran para concorrer a uma das 3.500 vagas disponibilizadas. As inscrições seguem até as 23h59 do dia 20 de abril.