Categories: Mestre Álvaro

Inspeção em prédios

Por Bruna Serpa

Após a provação do projeto de lei que estabelece a inspeção periódica em prédios de Vitória, a Câmara da Serra também estuda a possibilidade de implantar regra semelhante no município.

Nada mais salutar, pois nos últimos anos a Serra teve um crescimento exponencial da quantidade de prédios, impulsionados principalmente pelo programa Minha Casa Minha Vida.  Por isto é fundamental se atentar para cuidados com vistoria predial, garantindo a segurança dos moradores e manutenção das edificações.

É fato que boa parte dos proprietários, síndicos e gestores não possuem conhecimento técnico a respeito da vida útil de elementos construtivos, o que impede que as atividades preventivas e corretivas planejadas sejam executadas na época correta, evitando prejuízos e fatalidades como ocorreu no condomínio de luxo Grand Parc localizado na Praia do Suá em Vitória.

Mesmo ainda não sendo Lei na Serra, é crescente o número de responsáveis por condomínios que procuram profissionais de engenharia civil especializados em diagnóstico de edificações. É claro que a tragédia do Gran Parc impulsionou isto.

Mas fatos recentes na Serra mostram que a inspeção predial é algo que merece atenção. Nesta semana a Defesa Civil Estadual interditou um prédio de quatro andares em Colina de Laranjeiras por conta de rachaduras e até buracos na estrutura. Edificação que foi entregue em 2004 dentro do programa Minha Casa Minha Vida.

Mais grave ainda é o caso do prédio construído clandestinamente há cerca de 15 anos no bairro das Laranjeiras, em Jacaraípe. O imóvel, que nunca foi habitado, está cheio de rachaduras e ameaça casas vizinhas.

Bruna Serpa é engenheira e pós graduanda em perícias da construção civil

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Serra Beer Festival pode ser incluído no Calendário de Eventos oficiais da cidade

O evento acontecerá anualmente. Foto: Divulgação Agência Brasil Tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 360/2025, que inclui…

6 horas atrás

Tio joga óleo quente em sobrinhos durante briga por comida, na Serra

Um homem de 31 anos foi preso após ser acusado de agredir dois sobrinhos — uma jovem de 19 anos…

8 horas atrás

Avaliação: Spin 2025 fica mais moderna, mas mantém motor 1.8

A Spin agora adota a identidade visual que estreou na Montana, com faróis divididos por uma faixa do próprio para-choque.…

8 horas atrás

Pagodeiro carioca Gamadinho se apresenta na Serra a convite do Samba Jr

A atração principal da noite será o cantor Gamadinho, fenômeno do pagode nacional, que se apresenta na Tchau e Bença,…

9 horas atrás

Exposição “Dualidade” estreia neste sábado (5) na Galeria Benedita Torreão, na Serra

A exposição Dualidade, com curadoria de Alexandra Baum, integra o projeto Portas Abertas, e ficará aberta deste sábado (5) até…

10 horas atrás

Justiça suspende convocações de professores em concurso da Serra

A Justiça suspendeu as convocações de professores por “irregularidades” no concurso público da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação Uma decisão…

10 horas atrás