Conhecida por suas belas praias e sendo destino para turistas durante todo o ano, a Serra está sofrendo uma brusca queda de temperatura nos últimos dias. E durante esta quinta (30) e sexta-feira (1°), a situação pode fica preocupante. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de forte onda de frio em todo o Espírito Santo e o grau de severidade do aviso é de perigo.
O alerta do Inmet está assinalado na cor laranja – o que já representa preocupação – e é válido até essa sexta-feira (2 de julho). De acordo com o instituto, a Serra e outras cidades capixabas devem ficar com cinco graus abaixo da média por o período alertado. O alerta ainda avisa sobre o risco à saúde dos moradores da Serra e de outros municípios.
Ainda de acordo com o Inmet, caso ocorra alguma emergência, é necessário ligar urgentemente para a Defesa Civil, que na Serra atende pelo número: (27) 9 9938-9500.
Conforme informado pelo TEMPO NOVO na tarde desta quarta-feira (30), está previsto pelo Climatempo que a Serra registre até 15°C durante as noites desta quinta e sábado (3). Essa onda de frio vem sendo causada pela passagem de um ciclone no Uruguai, que jogou ar polar sobre o Brasil, além da possibilidade de formação de outro ciclone na costa brasileira.
Isso ainda causou uma frente fria que vem passando pela região sudeste e esfriando as madrugadas dos capixabas.
A Defesa Civil da Serra segue monitorando a situação da cidade e, nos casos de emergência, tem o plantão 24h que pode ser acionado no telefone (27) 9 9938-9500. O órgão municipal salienta que, em qualquer sinal de risco, os moradores precisam o acionar imediatamente.
Com a onda de frio, é preciso ficar alerta às doenças respiratórias, principalmente em tempos de pandemia. As crianças e idosos neste período são os mais afetados. De acordo com a pneumologista Jéssica Polese, quando a queda de temperatura é brusca os casos tendem a se agravar.
“As infecções surgem, e rinite e asma são as primeiras a acometer quem sofre com o problema”, explica. “Além disso, é preciso estar atento às crianças, que são muito suscetíveis a gripes e alergias, como bronquites”, ressalta.
Com a pandemia ainda não acabou, é preciso cuidado redobrado em não aglomerar, principalmente em locais fechados. “Se uma pessoa estiver gripada, ou com alguma alergia e a outra com a imunidade baixa, o contágio é certo e há o risco de contrair o vírus”, destaca Jéssica.
Outro cuidado são com os idosos, que são mais frágeis e podem ter outras doenças e com o sistema imunológico debilitado, uma gripe pode tornar-se pneumonia, com o clima mais frio. “É preciso ficar atento e agasalhar bem todo mundo”, explica Jéssica.
As principais doenças respiratórias no inverno são pneumonia, gripe, asma, rinite e bronquite.
Para auxiliar na prevenção, além de evitar aglomerações, principalmente em locais fechados, beba muita água, mantenha- se hidratado, deixei ambientes arejados e evite fumar ou proximidade com fumantes.
A Prefeitura da Serra convocou 300 professores aprovados no concurso público; veja a lista dos nomes. Crédito: Divulgação O prefeito…
O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia quatro de maio. Foto: Divulgação Eleitores que não compareceram e…
A Universidade do Estado abriu 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores. Crédito: Divulgação O Governo do Estado abriu inscrições para…
Com atrações gratuitas, aos sábados, a criançada poderá se divertir com persionagens da Galinha Pintadinha e seus amigos. Crédito: Divulgação…
Na Arena de Verão, grandes nomes da música nacional, como Xanddy Harmonia, Buchecha e André Lellis, se apresentarão gratuitamente. Crédito:…
Os dois golfinhos foram encontrados em menos de três horas na tarde de ontem (13) nas praias de Jacaraípe e…