Notícias

Instituto alerta para forte onda de frio na Serra que pode afetar saúde de moradores

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de forte onda de frio em todo o Espírito Santo. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Conhecida por suas belas praias e sendo destino para turistas durante todo o ano, a Serra está sofrendo uma brusca queda de temperatura nos últimos dias. E durante esta quinta (30) e sexta-feira (1°), a situação pode fica preocupante. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de forte onda de frio em todo o Espírito Santo e o grau de severidade do aviso é de perigo.

O alerta do Inmet está assinalado na cor laranja – o que já representa preocupação – e é válido até essa sexta-feira (2 de julho). De acordo com o instituto, a Serra e outras cidades capixabas devem ficar com cinco graus abaixo da média por o período alertado. O alerta ainda avisa sobre o risco à saúde dos moradores da Serra e de outros municípios.

Ainda de acordo com o Inmet, caso ocorra alguma emergência, é necessário ligar urgentemente para a Defesa Civil, que na Serra atende pelo número: (27) 9 9938-9500.

Conforme informado pelo TEMPO NOVO na tarde desta quarta-feira (30), está previsto pelo Climatempo que a Serra registre até 15°C durante as noites desta quinta e sábado (3). Essa onda de frio vem sendo causada pela passagem de um ciclone no Uruguai, que jogou ar polar sobre o Brasil, além da possibilidade de formação de outro ciclone na costa brasileira.

Isso ainda causou uma frente fria que vem passando pela região sudeste e esfriando as madrugadas dos capixabas.

Defesa Civil

A Defesa Civil da Serra segue monitorando a situação da cidade e, nos casos de emergência, tem o plantão 24h que pode ser acionado no telefone (27) 9 9938-9500. O órgão municipal salienta que, em qualquer sinal de risco, os moradores precisam o acionar imediatamente.

Riscos à saúde: médica faz alertas e dá dicas

Com a onda de frio, é preciso ficar alerta às doenças respiratórias, principalmente em tempos de pandemia. As crianças e idosos neste período são os mais afetados. De acordo com a pneumologista Jéssica Polese, quando a queda de temperatura é brusca os casos tendem a se agravar.

“As infecções surgem, e rinite e asma são as primeiras a acometer quem sofre com o problema”, explica.  “Além disso, é preciso estar atento às crianças, que são muito suscetíveis a gripes e alergias, como bronquites”, ressalta.

Com a pandemia ainda não acabou, é preciso cuidado redobrado em não aglomerar, principalmente em locais fechados. “Se uma pessoa estiver gripada, ou com alguma alergia e a outra com a imunidade baixa, o contágio é certo e há o risco de contrair o vírus”, destaca Jéssica.

Outro cuidado são com os idosos, que são mais frágeis e podem ter outras doenças e com o sistema imunológico debilitado, uma gripe pode tornar-se pneumonia, com o clima mais frio. “É preciso ficar atento e agasalhar bem todo mundo”, explica Jéssica.

As principais doenças respiratórias no inverno são pneumonia, gripe, asma, rinite  e bronquite.

Para auxiliar na prevenção, além de evitar aglomerações, principalmente em locais fechados, beba muita água, mantenha- se hidratado, deixei ambientes arejados e evite fumar ou proximidade com fumantes.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra convoca 300 professores aprovados em concurso público; veja a lista

A Prefeitura da Serra convocou 300 professores aprovados no concurso público; veja a lista dos nomes. Crédito: Divulgação O prefeito…

2 horas atrás

Eleitor pode quitar débitos com a Justiça Eleitoral via Pix ou cartão

O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia quatro de maio. Foto: Divulgação Eleitores que não compareceram e…

12 horas atrás

Universidade do Estado abre 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores

A Universidade do Estado abriu 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores. Crédito: Divulgação O Governo do Estado abriu inscrições para…

14 horas atrás

Galinha Pintadinha anima as férias da criançada em shopping da Serra

Com atrações gratuitas, aos sábados, a criançada poderá se divertir com persionagens da Galinha Pintadinha e seus amigos. Crédito: Divulgação…

15 horas atrás

Buchecha, Xanndy Harmonia e André Lellis agitam Arena de Verão na Orla de Camburi

Na Arena de Verão, grandes nomes da música nacional, como Xanddy Harmonia, Buchecha e André Lellis, se apresentarão gratuitamente. Crédito:…

16 horas atrás

Golfinho encontrado morto em praia da Serra foi vítima de rede de pesca

Os dois golfinhos foram encontrados em menos de três horas na tarde de ontem (13) nas praias de Jacaraípe e…

16 horas atrás