Economia

Instituto da Serra oferece ajuda para serranos superendividados

Considera-se como dívidas as contas em aberto no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa. Foto: Agência Brasil

O País chegou ao fim do primeiro semestre com a maior proporção de famílias endividadas em mais de uma década, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), iniciada em 2010, registrou que um recorde de 69,7% de brasileiros tinha dívidas em junho desde ano, uma alta de 1,7 ponto porcentual em relação a maio, quando essa proporção era de 68,0%. Na comparação com junho de 2020, quando o total de endividados somava 67,1%, o avanço foi de 2,5 pontos.

A pesquisa considera como dívidas as contas em aberto no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa.

Pensando em ajudar estas pessoas, o Instituto Ponte para Vida, que fica em Feu Rosa, na Serra está auxiliando os serranos que estão superendividados.

Desde o dia 2 de julho entrou em vigor a Lei do Superendividamento. A Lei 14.181/21 altera o Código do Consumidor e estabelece algumas medidas para que seja evitado o superendividamento, por isso o apelido que a causa ganhou.

Com o novo texto no Código do Consumidor, há uma proteção maior para as pessoas que têm muitas dívidas e sofrem com dificuldades para saná-las. Além disso, há a criação de instrumentos que tentarão conter abusos na oferta de crédito.

Entre as novidades que a Lei do Superendividamento traz ao Código do Consumidor estão novas diretrizes para oferta de crédito responsável; prevenção do superendividamento e conciliação da dívida.

Quer saber mais sobre o auxílio do Instituto? O contato é o 27 98873-6135. O Instituto fica na R. dos Eucaliptos, 14, em Feu Rosa.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Faculdade oferece mais cursos de férias gratuitos e presenciais em Vitória e Vila Velha

No Espírito Santo, são ofertadas 15 opções de cursos de férias gratuitos na unidade de Vitória, em Jardim Camburi, e…

24 minutos atrás

Número de mortes por câncer deve dobrar até 2050, estima pesquisa

A pesquisa, realizada na Universidade de Queensland, na Austrália, analisou os dados mais recentes de casos e taxas de mortalidade…

45 minutos atrás

Comunicados – 27/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 27-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

1 hora atrás

Porque o gato mia? Entenda a comunicação dos felinos

Quando um gato mia baixo ou faz grunhidos indica que está se sentindo ameaçado ou prontos para atacar. Crédito: Freepik…

2 horas atrás

ParkLog consolida a Serra como retroárea de Aracruz e abre novas oportunidades, afirma Weverson

O ParkLog vai consolidar a Serra como retroárea de Aracruz e abrir novas oportunidades, afirmou Weverson. Crédito: Divulgação Foi lançado…

2 horas atrás

ParkLog é lançado: projeto promete conectar portos de Aracruz a empresas da Serra em 30 minutos

Casagrande lançou o ParkLog nesta terça-feira. Crédito: divulgação. Foi lançado na tarde desta terça-feira (26/11) o Programa Estruturante ParklogBR/ES. O…

2 horas atrás