Categories: Notícias

Instituto emite alerta máximo de temporal e chuvas intensas no ES

Chuva vem atingindo o Espírito Santo desde a semana passada. Foto: Yuri Scardini

A chuva não está dando trégua para os capixabas. E nesta quarta-feira (20), há possibilidade de temporal e chuvas intensas, o que fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta máximo de perigo, já que as fortes chuvas previstas podem causar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. A Serra e outras cidades da Grande Vitória estão dentro do alerta.

Segundo informações do Inpe, o aviso é válido até as 10h de quarta-feira (20). As chuvas podem chegar entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. A quantidade excessiva de chuva pode provocar transtornos em cidades capixabas, que já vem recebendo chuvas intensas desde a semana passada.

Na Serra, uma das situações mais sensíveis é a do risco de deslizamento por conta do solo encharcado. E na cidade, há seis pontos críticos distribuídos nos bairros Diamantina, Jardim Carapina, José de Anchieta II, Serra Dourada II, Vista da Serra I e encosta Reis Magos, em Nova Almeida.

Uma nota divulgada pela Prefeitura da Serra no final da tarde da última terça-feira (20) informou que até aquele momento, havia ocorrido uma interdição preventiva de um prédio em Nova Carapina. Segundo a assessoria, a família que vive no local já está sendo assistida.

Qualquer sinal de transtorno, como risco de deslizamentos ou alagamentos, os moradores da Serra devem entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil Municipal. O plantão 24h pode ser acionado no telefone 99938-9500. Outras informações podem ser obtidas por meio da Defesa Civil Estadual (199) e do Corpo de Bombeiros (193).

Três mortes e 495 fora de casa no Espírito Santo

No Espírito Santo, segundo informações do Governo do Estado, três pessoas morreram e 495 estão fora de casa por conta das fortes chuvas.

Dicas de proteção

  • Evite enfrentar mau tempo
  • Busque locais seguros para se proteger
  • Observe alteração nas encostas
  • Desligue aparelhos elétricos e quadros geral de energia
  • Em caso de inundação proteja seus pertences da água envoltos em sacos plástico
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

4 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

11 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

12 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

12 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

13 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

13 horas atrás