Categories: Notícias

Instituto emite novo alerta para fortes chuvas e risco de alagamentos na Serra

Chuva forte na Serra: Avenida Central de Laranjeiras teve acúmulo de água na última quarta-feira. Foto: Ana Paula Bonelli

Sendo a cidade onde mais choveu nas últimas 24 horas, a Serra recebeu um novo alerta para a possibilidade de chuvas fortes e risco de alagamentos. O aviso foi publicado no fim da manhã desta quinta-feira (10), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e além da cidade, outros municípios capixabas também estão inclusos. De acordo com o Inmet, também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas.

Conforme apurado pelo TEMPO NOVO, a previsão do Inmet afirma que ocorrerão pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre esta quinta (10/12) e sexta-feira (11/12). Diz ainda que pode chover de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além da possibilidade de ventos intensos.

Para aqueles que moram em área de risco, o instituto pede que as pessoas protejam seus pertences da água envoltos em sacos plásticos e em qualquer risco de perigo. Também afirma que a orientação é que os moradores acionem o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil de sua cidade.

Além disso, a instrução é que os moradores evitem enfrentar o mau tempo, observem alterações nas encostas e que, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante a tempestade.

Serra tem seis pontos críticos para deslizamentos

Vale destacar que na Serra existem seis pontos críticos de deslizamentos distribuídos nos bairros Diamantina, Jardim Carapina, José de Anchieta II, Serra Dourada II, Vista da Serra I e encosta Reis Magos, em Nova Almeida. Algumas dessas comunidades também sofrem risco de alagamentos, como José de Anchieta II.

Na Serra, a Defesa Civil atende pelos telefones 3338-1756 (das 12 às 18 horas), 199 (plantão 24 horas). Os telefones 99938-9500 e 99949-8612 também atendem em plantão.

Cidade onde mais choveu

Sem dar longas tréguas, a chuva castigou os moradores da Serra na última quarta-feira (9). Em apenas 24 horas, por exemplo, caiu 144,48 milímetros de chuva na cidade, o que fez a Serra se tornar o local onde mais choveu no Espírito Santo, segundo informações da Defesa Civil Estadual. O município registrou diversas ocorrências, como alagamentos em rodovia e avenidas, deslizamento de terra e casas tomadas por água.

O TEMPO NOVO esteve nas ruas durante o momento da chuva e acompanhou de perto a situação. Moradores de diversos bairros sofreram com os transtornos causados. Em José de Anchieta, por exemplo, uma ‘cachoeira’ de água da chuva e esgoto se formou na ribanceira que fica próximo a ‘Garganta do Diabo’, onde o Município fez uma obra há alguns anos para impedir problemas como esse.

Na BR-101, o trânsito foi intenso até as 23 horas. A reportagem esteve no trecho entre Laranjeiras Velha e José de Anchieta para acompanhar a situação. Neste local, os motoristas foram impedidos de passar para o outro lado da rodovia por conta de alagamentos. As pistas laterais e centrais ficaram tomadas por água durante horas.

Em Parque Residencial Laranjeiras, na frente do EPA Supermercado, a situação também ficou complicada. Um grande acúmulo de água se formou e impediu que motoristas circulassem pela Eudes Scherrer Souza. Entretanto, o alagamento durou pouco tempo, mas o trânsito ficou intenso por horas.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

4 minutos atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

19 minutos atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

29 minutos atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 hora atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

17 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

19 horas atrás