
Após vencer o prêmio InovES 2024, o Instituto Jones Santos Neves (IJSN) é finalista do prêmio Conexão Inova, com o projeto Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (SIMAPP). O prêmio nacional é concedido pela Rede Conexão Inovação Pública para reconhecer as melhores ações para a modernização da administração pública no Brasil.
Criado em 2017, o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo (SiMAPP), como o próprio nome já diz, tem o objetivo de institucionalizar o monitoramento e a avaliação das políticas públicas. Em resumo, o SiMAPP coleta, organiza e analisa dados sobre as políticas públicas estaduais, fornecendo informações para a tomada de decisões estratégicas e o direcionamento de recursos públicos do governo capixaba.
“O Espírito Santo é pioneiro na instituição de Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, estamos caminhando para oito anos dessa sistemática. Isso possibilita para o governo avaliar e monitorar as políticas públicas para poder melhorá-las e, consequentemente, melhorando também os gastos públicos.”, explica o diretor-geral do Instituto Jones, Pablo Lira.
Além disso, o SiMAPP também reforça a cultura do monitoramento e da avaliação dessas políticas, com cursos ministrados pelos técnicos do Instituto, através da Escola de Serviço Público do Estado (ESESP).
“O fortalecimento dessa cultura é muito importante, inclusive, o Estado, por ser pioneiro nesse quesito, e que tem ganhando força nos últimos anos, vem sendo chamado para compartilhar essa experiência com outros estados, como, por exemplo, Minas Gerais, que em 2020 se inspirou no SiMAPP para criar o Centro de Monitoramento e Avaliação. Além disso, temos outros estados que entraram em contato para criar seu centro de monitoramento”, diz o especialista.
E é com o SiMAPP que o Instituto Jones está concorrendo na 5ª Edição do Prêmio Conexão Inova. Nessa edição, serão premiados projetos em 20 categorias diferentes, passando por inteligência artificial, comunicação pública, até transformação digital e gestão em organização pública, categoria que o instituto capixaba concorre.
“Em 2024 conquistamos pela terceira vez o prêmio InovES, o prêmio estadual, que é o Oscar da inovação do serviço público, com o projeto do SiMAPP e agora estamos concorrendo ao Conexão Inova, que é um dos maiores prêmios de gestão pública no Brasil. É uma grande honra, enquanto servidor público há 25 anos, ter a possibilidade de ser finalista, já é uma grande vitória”, completa o diretor-geral.
A premiação tem voto popular e quem deseja votar no SiMAPP basta reagir à publicação oficial por meio deste link. A votação fica aberta para o público até esta sexta-feira (21).
“Se tivermos a possibilidade de contar com os votos dos capixabas e de outros amigos também, a gente tem condições de vencer esse prêmio e abrir com chave de ouro as comemorações dos 50 anos do Instituto Jones, que acontecem em 2025”, finaliza Lira.