Serra, 19 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 31 de agosto de 2018 às 9:04

Inteligência humana pode ser  reduzida pela poluição do ar


Pó preto e gases como o enxofre vindos da siderurgia aumentam a poluição da Grande Vitória, além do trânsito, construção civil e outras fontes. Foto: Reprodução Facebook/SOS ES Ambiental

Estudo feito por pesquisadores chineses e norte americanos divulgado na última segunda-feira (27) aponta que a exposição contínua a poluição do ar pode reduzir a inteligência das pessoas. O trabalho sugere que respirar ar sujo ao longo da vida pode gerar muito mais danos do que os conhecidos problemas respiratórios, como danos ao processo cognitivo das pessoas e mudanças na química do cérebro, podendo culminar em depressão e Alzheimer.

Caso o estudo reflita a realidade, a notícia é especialmente preocupante para os moradores da Serra e demais cidades da Grande Vitória, alerta o neurologista. Isto porque, além dos já problemas de poluição do ar comuns a aglomerações de quase 2 milhões de habitantes de uma país subdesenvolvido – trânsito, construção civil, queimadas e falta de pavimentação de vias, a metrópole capixaba tem um dos maiores complexos siderúrgicos do mundo que emite toneladas de pó preto de minério e gases nocivos à saúde diariamente.

O estudo foi divulgado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciencies (PNAS) e repercutiu em jornais e sites de notícias de diversos países. E aconteceu na China, onde pesquisadores monitoraram cerca de 20 mil pessoas, de ambos os sexos e com idade acima de 10 anos, entre 2010 e 2014. Essas pessoas responderam questões padronizadas de matemática e reconhecimento de palavras.

A pesquisa constatou que altos níveis de poluição levaram a quedas significativas nos resultados de testes de linguagem e aritmética. Do grupo estudado, foram impactados com mais força homens mais velhos, de baixa escolaridade, que executam trabalhos braçais ar livre, estando portanto, mais expostos a poluição.

O estudo analisou a exposição dos participantes aos poluentes dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e partículas menores que 10 micrômetros de diâmetro. 

 




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por