Por Ayanne Karolyne
Após ser adiada por causa das eleições, a semifinal da Copa Espírito Santo começa na próxima sexta-feira (30) e segue até o sábado (01). Desportiva, Real Noroeste, Rio Branco e Atlético-ES fazem seus jogos de ida tentando abrir vantagem, já que os finalistas só serão conhecidos após os jogos de volta, no próximo fim de semana.
O jogo de estreia da fase decisiva será entre Desportiva e Real Noroeste, na sexta-feira, em Águia Branca, às 20h. A equipe da capital terminou em primeiro lugar em seu grupo, por isso entra como favorita e tem a vantagem de jogar pela igualdade na soma dos resultados, além de fazer o segundo jogo em casa.
Mas a Desportiva não vai ter moleza pela frente. Desde que começou a participar de competições organizadas pela Federação, em 2010, o Real Noroeste só ficou de fora da final da Copa ES uma vez. Na primeira fase desse ano, se classificou em segundo lugar no grupo A, com dois pontos atrás do líder.
Já Atlético-ES e Rio Branco jogam no sábado, no José Olívio Soares, em Itapemirim, às 15h. O mando de campo do time do Sul estava ameaçado pelo TJD-ES por causa de uma confusão com um carro de som em um jogo da primeira fase. Porém, o tribunal manteve apenas a multa de R$ 1 mil.
Neste jogo o Rio Branco entra como favorito por sua bela campanha. Líder do grupo A na primeira fase, com apenas uma derrota, o Capa Preta tem a mesma vantagem da Desportiva. Porém, no último jogo entre as duas equipes, que aconteceu na fase final do Capixabão Série B deste ano, o Atlético venceu o Rio Branco por 2 a 1.
Decisão
As finais acontecem em dois jogos que acontecerão nos dias 15 e 22 de novembro. O campeão garante vaga na fase preliminar da Copa do Brasil 2015.