A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 voltou a subir e acendeu alerta na Serra. No Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, o índice chegou a 71,11%. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mas a situação ainda não é considerada preocupante, assim como ocorria no momento mais crítico da pandemia nos momentos anteriores.
No Hospital Jayme dos Santos Neves, 40 leitos de enfermaria disponíveis exclusivamente para pacientes com Covid-19. Deste total, 21 estão ocupados; o que representa 52,20%. A situação mais complexa ocorre nos leitos de UTI; são 180 disponibilizados a população, sendo que 128 estão sendo utilizados neste momento; uma taxa de ocupação de 71,11%.
A situação não ocorre somente na Serra. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, houve aumento de internações em todo o Espírito Santo.
“Nós saímos no dia 9 de dezembro de 126 pacientes em UTIs para, no dia 9 de janeiro, termos 279 pacientes internados, um aumento de 153 pacientes internados nas UTIS para problemas respiratórios. Reconhecemos que se trata de um comportamento novo em relação às ondas anteriores”, disse.
Atendimento a outras doenças
Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 68,10%. De enfermaria, são 148 leitos, sendo que 47 estão ocupados; 58,78% de ocupação. Já os de UTI, são 225 leitos, sendo que 167 estão ocupados; o que representa 74,22% de índice.
Possível aumento de casos de Covid-19
A Serra também tem enfrentado um possível aumento de casos confirmados de Covid-19. Na última sexta-feira (7), foram registradas mais de 300 confirmações em apenas 24 horas. De acordo com Nésio Fernandes, em todo o Espírito Santo, houve aumento de casos.
“Neste final de semana, concluímos que está estabelecido um aumento muito acelerado de casos no ES. Na Grande Vitória saímos de 354 casos para mais de dois mil, um aumento de três vezes em uma única semana”, afirmou o secretário.