A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 voltou a subir e acendeu alerta vermelho na Serra. A situação mais preocupante ocorre no Hospital Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras. Na unidade, o índice ultrapassou os 90%. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que já classificou o município como Risco Moderado de transmissão para o coronavírus e restringiu o funcionamento de bares e restaurantes.
Ao todo, a cidade possui 295 pessoas internadas em UTIs, mas nem todas estão no Dório Silva, pois também há muitos infectados no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras. Na unidade de Laranjeiras, são 20 em Unidades de Terapia Intensiva e 37 em enfermaria. Já no centro de referência para Covid-19, em Morada, são 214 em UTIs e 34 em enfermaria.
Nesses dois hospitais, o Governo do Estado oferece 353 leitos para o tratamento de pacientes com coronavírus. No total, a taxa média de ocupação na cidade chega aos 83%. Apesar disso, é importante destacar que, de acordo com o Estado, não há nenhum colapso ou superlotação de leitos hospitalares na Serra e nem em outras cidades capixabas.
Além de pacientes capixabas, a Serra também está atendendo pacientes oriundos de outros estados como, por exemplo, Santa Catarina e do Amazonas. Neste caso, todos são atendidos em áreas isoladas do Hospital Jayme e protocolos de segurança são seguidos para evitar a proliferação de mutações do coronavírus. Essas transferências ocorreram após aval do governador Renato Casagrande, que decidiu socorrer estados com colapso na saúde.
No próximo mês, a Serra vai ganhar um novo hospital exclusivo para o atendimento de pacientes com Covid-19. Trata-se do Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras, que começará a funcionar em abril, com 140 leitos destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo 120 leitos destinados à enfermaria, e os outros 20 para Unidades de Terapias Intensivas (UTIs).
Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 80,65%. De enfermaria, são 106 leitos, sendo que 81 estão ocupados. Já os de UTI, são 297 leitos, sendo que 244 estão ocupados.
No Dório Silva, leitos para outras doenças estão com a ocupação em 91,24%. De enfermaria, são 147 leitos, sendo que 136 estão ocupados. Já os de UTI, são 217 leitos, sendo que 198 estão ocupados.
Na cidade, já são 41.116 moradores que foram infectados pelo coronavírus, 778 mortos e 40.655 considerados curados da doença. Também existem outros 36.791 pacientes com suspeita. No momento, eles aguardam os resultados dos exames já realizados. A Serra é a segunda cidade com mais óbitos por Covid-19 no Espírito Santo. Além disso, também é o segundo município com mais contaminados.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…