Por Ana Paula Bonelli
Quem já ouviu o ditado ‘a união faz a força’? Pois foi desta maneira, unindo esforços, que um grupo de internautas conseguiu ajudar uma família da Serra que está passando por necessidades.
Segundo um dos ativistas do grupo, Artur Nogueira, morador de Colina de Laranjeiras, o apelo do pai de três filhos desempregado foi visto primeiramente no OLX. “Viram o apelo dele e publicaram o pedido de socorro do pai no grupo Utilidade Pública Capixaba do Facebook e logo muita gente se ofereceu para ajudar. Fizemos uma visita à família e mobilizamos as doações. Conseguimos muitos alimentos, geladeira e botija de gás”, destaca o músico Artur.
A família favorecida é de Nova Carapina, de Geane da Silva, que disse que a ação ajudou muito. “Estamos numa situação que dependemos da caridade de vizinhos até para dar o que comer para nossas crianças. Meu esposo Fábio está desempregado há vários meses e essas pessoas vieram e nos ajudaram, devolveram o sorriso para os nossos rostos e nos deram dignidade para seguir a caminhada”, conta.
Geane ainda disse que os voluntários conseguiram, inclusive, roupas para as crianças e estão tentando um emprego para seu esposo. “São verdadeiros anjos”.
O grupo também conseguiu colocar o aluguel da família em dia. “Eram seis meses de aluguel atrasado. Arrecadamos os R$ 1.450 e quitamos a dívida. Às vezes reclamamos da vida, mas se olharmos para frente, existem pessoas em situação muito pior do que a nossa. Ajudar faz sempre muito bem. Estou muito feliz de ter participado desta ação e estarei firme e forte para os próximos objetivos”, declara Artur que ressalta que o grupo recebeu doação até dos Estados Unidos. “Uma senhora viu o apelo e depositou 200 dólares”.
Da ação com a família da Serra, o grupo criou uma página no Facebook e grupos no WhatsApp com o objetivo de ajudar outras pessoas que estejam passando por ‘maus bocados’. “Antes de ajudar, fazemos uma visita à casa da pessoa para averiguarmos a situação. A partir daí são arrecadados os alimentos e os pertences necessários para depois fazermos a entrega”, explica Artur.
O grupo Anjos da Guarda ES já possui 560 membros e quem quiser ajudar pode entrar em contato com eles por meio da página na internet.