Uma cobra foi encontrada enrolada na caixa de marcha de uma bicicleta. A cena inusitada foi flagrada por moradores do bairro Bicanga, na Serra, durante o fim de semana. De acordo com a Fiscalização Ambiental do Município, a serpente foi resgatada e devolvida a seu habitat natural.
De acordo com o diretor da Fiscalização, Wellington Freitas, o resgate foi feito pelos fiscais do Meio Ambiente durante o último sábado (17). “Foi uma ação inusitada. A Fiscalização acionada para resgatar uma pequena jiboia em caixa de corrente de uma bicicleta”, informou.
A cobra resgatada é uma Boa constrictor – mais conhecida popularmente como jiboia.
O biólogo Cláudio Santiago conversou com o Jornal Tempo Novo e passou detalhes sobre o animal.
O especialista afirmou que a cobra é inofensiva, por isso, não é preciso ter medo da situação. No entanto, deu dicas para evitar que possíveis acidentes possam ocorrer, causando danos tanto para o animal, quanto para as pessoas.
“A jiboia é um animal inofensivo e não precisa ter medo. Porém, não se deve tocar, se não for habilitado para tal situação. O melhor a se fazer é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para que eles tomem as devidas providências”, disse o biólogo.
Encontrou uma cobra na Serra? Calma, veja o que fazer
Os moradores da Serra que encontrarem qualquer tipo de animal silvestre deve acionar uma equipe de resgate. Os telefones (27) 3291-74-35 ou (27) 99951-2321 são da Fiscalização Ambiental da Prefeitura da Serra.
É importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime. Por isso, é importante que seja feito o resgate corretamente através de profissionais capacitados. O morador que causar qualquer dano ao animal pode responder pelo crime.