Um problema antigo que continua sem solução. Trata-se da invasão em uma mata que fica às margens da rodovia Norte Sul, próximo a entrada de Colina de Laranjeiras, que está avançando mais a cada dia. A situação já foi alvo de diversas denúncias, inclusive uma foi enviada para o Ministério Público. Enquanto nada é feito, uma parte significativa da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Jacuném segue sendo devastada pelos invasores.
Antes de começar a crescer, a invasão contava com apenas uma chácara, mas os anos se passaram, e atualmente, já são diversas residências no espaço. A invasão fica localizada na margem direita da rodovia Norte Sul, sentido Laranjeiras a Barcelona, entre o prédio da Justiça Federal e o Posto Colina.
Quem passa pelo local, acaba não percebendo, mas imagens de satélite mostram o crescimento da invasão. Apesar disso, a moradora de Colina de Laranjeiras, Raquel Lamas, acompanha a situação desde o início.“Eu e os moradores aqui de Colina estamos indignados. Há tempos observamos isso e nada foi feito. Acho um absurdo e também uma falta de respeito com a nossa área verde”, afirma.
Raquel ainda disse que no último final de semana, o espaço virou ponto até para festa. “Passei por lá no fim de semana e tinha vários carros. Estavam até fazendo um churrasco no local. Enquanto nada é feito, a invasão só cresce e desmata ainda mais a área”, reclama.
Já outro morador, que preferiu não se identificar, disse que o local tem até energia elétrica. “Eles têm energia e o esgoto é jogado em cursos d’água que caem diretamente na Lagoa Jacunem. Estão destruindo a área verde e plantando banana e outras árvores frutíferas. O mais interessante é que todos moradores lá possuem carros”, destaca o popular.
Prefeitura aciona Justiça para realizar a reintegração de posse
O TEMPO NOVO entrou em contato com a Prefeitura da Serra que informou por meio de nota que a Secretaria de Meio Ambiente realiza ações de fiscalização no local, em parceria com a Polícia Ambiental. Disse ainda já está tomando as medidas judiciais cabíveis para realizar a reintegração de posse.
Vale destacar que em 2018, a Prefeitura multou a EDP Espírito Santo por fazer ligação de energia elétrica nas residências dos moradores. A reportagem questionou o Município se a empresa responsável pela energia elétrica foi multada novamente, mas não obteve retorno.
EDP e Ministério Público não se pronunciam
A reportagem também acionou a EDP Espírito Santo e o Ministério Público, mas até o momento não obteve resposta. Assim que a demanda for respondida, será publicada neste espaço.
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…