Equipes da Fiscalização Ambiental, da Fiscalização de Posturas e da Guarda Municipal realizaram, nesta semana, uma ação integrada de combate às invasões na Área de Preservação Ambiental (APA) do Manguezal Sul, em Jardim Carapina.
De acordo com a Prefeitura da Serra, durante a operação, a equipe encontrou construções irregulares e baias para animais. Todas as edificações de alvenaria foram demolidas, e o responsável foi notificado para retirar os animais do local.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Cláudio Denicoli, destaca que as ações de combate às invasões contribuem para promover a segurança no município. “As equipes de fiscalização continuarão monitorando irregularidades como esta e agirão imediatamente com o apoio das forças de segurança, quando necessário”, afirmou Denicoli.
Denúncias sobre Irregularidades Ambientais
Quem presenciar ações irregulares envolvendo questões ambientais pode acionar a Fiscalização Ambiental da Serra pelo telefone: (27) 99951-2321. A denúncia pode ser anônima.
APA Municipal Manguezal Sul
Criada em 2012, a APA do Manguezal Sul está localizada entre os bairros Jardim Carapina e André Carloni, o Terminal Intermodal da Serra (TIMS) e o loteamento Alphaville Jacuhy. A área protege os ecossistemas de manguezal e apicum, que são fundamentais para a conservação da biodiversidade local e que requerem cuidados especiais. Esses ecossistemas formam um mosaico que favorece a diversidade de espécies na região.
Considerado um berçário para diversos animais, peixes, moluscos e crustáceos, o Manguezal Sul também integra o Mosaico de Áreas de Manguezal da Baía de Vitória, sendo essencial para a proteção e conservação da diversidade biológica, além de regular a ocupação do espaço.