Categories: Meio Ambiente

Invasões, esgoto e pó preto degradam Apa de Praia Mole

 

Em dezembro de 2015, Tempo Novo flagrou desmatamento e invasão. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

A Área de Proteção Ambienta Estadual de Praia Mole fica na Serra, na região de Carapebus e é a reserva ambiental mais próxima do complexo industrial de Tubarão (Vale e ArcelorMittal Tubarão). Mas isso não garante a preservação do meio ambiente no local.

Pelo contrário. A região recebe pó preto e outros poluentes siderúrgicos em tempos de vento sul. E hoje, dos 400 hectares da reserva, apenas de 15 a 20% ainda é de área verde, entre restinga de beira de praia e remanescentes de mata Atlântica em volta das nascentes e do espelho d’água das lagoas do Baú e Carapebus. O restante é área urbana.

A região é carente e sofre intensa pressão habitacional. De acordo com a coordenadora de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Joseany Trarbach, as invasões de locais protegidos por lei representam o maior problema da APA, ao lado do esgoto sem tratamento que polui as duas lagoas.

“É preciso que o município atue mais contra as invasões. Já o esgoto a gente espera que melhore com a Parceria Público-Privada (PPP) em vigor na cidade. A APA tem em caixa R$ 1 milhão em recursos de compensação ambiental de Vale e Arcelor e estamos estudando a aplicação do dinheiro para construir um parque linear no entorno da lagoa Carapebus”, revela.

Presidente da Associação de Moradores da Praia de Carapebus, Anderson Soares, disse que a APA foi criada na década de 1990 através de articulação da Associação de Surf local. Grupo que até hoje participa do Conselho Gestor da reserva.

“Recentemente fizemos um mirante na parte alta da Apa, com implantação de grama, placa, tocos e cordas de sisal para o paisagismo. Dá para ver o mar, num ponto que é rota de baleias. A intenção é que o local vire ponto de observação desses animais”, conta. 

Já a Prefeitura da Serra disse através da assessoria de imprensa, que “realiza ações contínuas com Iema e Polícia Militar para coibir ocupações irregulares no local”.   

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

16 horas atrás

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…

17 horas atrás

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…

17 horas atrás

Ano letivo da Serra começa com oito novas escolas, modernização de salas de aula e mais professores

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…

18 horas atrás

Forró Deck 16 traz Os 3 do Nordeste para show exclusivo na Serra neste sábado (8)

O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…

19 horas atrás

Pedro Halle se destaca no marketing digital e entra de vez no audiovisual

Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…

19 horas atrás