A chegada do frio é responsável pelo aquecimento nas vendas de alguns produtos do comércio. Vinhos, caldos, massas, roupas de frio e chuveiro elétrico são alguns dos produtos procurados para aquecer o capixaba e, com isso, o comércio. Em alguns casos, o aumento na venda desses produtos chega a 50%.
É o caso de Jamilton de Abreu, sócio-proprietário da Vindima Orgânica, em Laranjeiras, que graças ao frio ganhou a clientela. “Trabalhamos com produtos orgânicos e temos uma linha de vinhos. Percebemos que havia uma dificuldade de ingressar com ela no mercado, mas foi só a temperatura cair que as vendas subiram em torno de 50%. As vendas de queijos e mel também aumentaram”, comemora.
Na DMilano Pizzaria e Restaurante, em Laranjeiras, a procura por vinho e pratos quentes também aumentou, segundo a gerente, Sônia Machado. “Aumenta muito o pedido de vinhos e pratos quentes, como caldos. Nesta semana, aumentou cerca de 50% os pedidos desses produtos”, detalha.
E quem também fatura no friozinho são as lojas de materiais elétricos, pois com o excesso de uso do chuveiro quente, a resistência queima com mais frequência. Na Eletro e Sat Materiais Elétricos e Luminárias, em Laranjeiras, já tem gente comprando, segundo o gerente Márcio Toledo. “Nessa época, aumenta a procura por resistências e chuveiros elétricos cerca de 40%, principalmente a resistência, pois queima muito por conta do uso contínuo”, explica.
Petter Satlher é sócio-proprietário da Show Room Petter Satlher Multimarcas, em Laranjeiras, loja de roupas e acessórios masculinos. E mesmo em um estado com clima quente, a frente fria melhorou o movimento. “Há alguns anos, não invisto muito em artigos de inverno, pois o estado é quente. Mas tenho peças como blazers, jeans, calças, moletons, blusas de manga longa. Na semana passada, ainda fazia calor; então, quase não tinha movimento. O frio começou e a procura por esses artigos aumentou entre 15 e 20%. Deve continuar assim agora”, espera.