O inverno começa oficialmente na próxima sexta-feira (21), mas a estação que deveria aliviar o calor que os capixabas estão enfrentando este ano, não deve ser tão fria assim. Isso é o alerta do Climatempo que afirma que o fenômeno El Niño vem influenciando o clima no Brasil desde o verão de 2019 e seus efeitos ainda serão sentidos nos meses de inverno.
De acordo com o instituto, um dos efeitos do El Niño, que é o aquecimento acima do normal da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru, é dificultar a entrada do ar frio de origem polar sobre o interior do Brasil, com isso os dias podem ser mais quentes.
O Climatempo afirma que durante o inverno de 2019, quase todas as ondas de frio vão ser desviadas para o oceano. Com poucas incursões de ar frio pelo interior do país, o inverno de 2019 terá poucos dias com frio intenso e deve terminar com temperaturas acima da média. O que vai predominar é a sensação de outono, com tardes relativamente quentes e noites amenas, eventualmente frias no Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste.
Com isso, os capixabas, além de outros estados brasileiros, podem esperar dias mais quentes, ou menos frios do que normalmente se teria na estação. Ainda segundo o Climatempo, em julho, a passagem das frentes frias deve deixar alguma chuva no Espírito Santo. Mas a chuva que ocorrer será com pouco volume e por 1 a 2 dias.
O mês de agosto tende a ser mais seco em toda o Sudeste. Os raros episódios de chuva devem se concentrar em regiões próximas ao litoral. Em setembro o ar úmido volta a se espalhar e a chuva retorna, porém de maneira muito mal distribuída.