A valorização imobiliária é um dos benefícios do acesso ao saneamento, que também impacta positivamente na saúde pública, educação e turismo. Em comparativo, considerando dois imóveis situados em bairros similares e que se diferenciam apenas pelo acesso ao saneamento, o que conta com redes de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto pode ter seu valor médio de aluguel elevado em até 62,5%, segundo estudo do Instituto Trata Brasil.
A Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) publicou recentemente um contrato que visa à melhoria do sistema de abastecimento de água de Guarapari e Anchieta. O contrato, no valor de R$ 2,3 milhões, foi firmado com um Consórcio e tem como objetivo principal evitar a deficiência no fornecimento de água durante a alta temporada nos balneários, quando a demanda aumenta consideravelmente devido ao grande número de turistas que visitam a região.
Um dos principais desafios que a Cesan busca enfrentar com este investimento é a instabilidade no fornecimento de água durante os períodos de pico de consumo, especialmente durante o verão, quando a região recebe um grande fluxo de turistas. A melhoria do sistema de abastecimento beneficiará toda a população de Guarapari e Anchieta, abrangendo áreas urbanas e rurais.
“A expansão do sistema de abastecimento visa não apenas atender à crescente demanda por água, mas também tem o potencial de estimular o desenvolvimento econômico da região. A melhoria da infraestrutura hídrica pode criar um ambiente propício para novos empreendimentos e investimentos, impulsionando assim o crescimento econômico local”, afirmou diretor presidente da Cesan, Munir Abud de Oliveira.
+ Cesan avança com obras e Serra se aproxima da universalização do saneamento