Serra, 21 de Maio de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Economia

Serra, 9 de Fevereiro de 2018 às 8:05

IPVA, IPTU e escola: dá para vencer o fantasma das contas


O contador Anderson diz que é preciso priorizar as contas com juros mais altos e que ter uma planilha é fundamental para não se enrolar. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

O início do ano é um período difícil para as finanças das famílias. Gastos com fim de ano, férias, carnaval e chegam as contas: material escolar, IPTU, e IPVA. E para não se enrolar, é preciso se planejar.

A professora Gilsimery Maria Silva, de Barcelona, vive de contratos temporários e não tem salário em janeiro, mas aprendeu a se virar.

“Guardo o décimo terceiro e sou representante de vendas de água mineral. Sem a economia e a renda extra, não pagaria todas as contas”, aponta.

O empresário Jean Soares, de Colina de Laranjeiras, dá sua receita.

“Lá em casa somos autônomos, sem renda fixa. Então faço planilha, corto os excessos e ponho parte do dinheiro na poupança. Contas como IPTU pago à vista para ter desconto. Já o material escolar, divido no cartão sem juros. O importante é não comprometer 100% da renda com as contas diárias”, diz.

O contador Anderson Mendonça, de Morada de Laranjeiras, não se aperta e aconselha. “Recomendo fazer uma planilha de controle de gastos sempre atualizada para eleger as prioridades. Pagar à vista para ter desconto é o ideal, mas se não der, priorize as contas com juros mais altos. Se tiver que optar pelo IPTU ou IPVA, pague o IPVA para não ficar sem transporte”, relata.

Para o economista Pedro Henrique Trindade de Souza, planejamento e organização são essenciais. “É preciso planejar para não sofrer nessa época e se organizar; controlar os gastos com o cartão de crédito no fim do ano e nas férias; e poupar recurso para essas despesas. O ideal é fazer os pagamentos em cota única para conseguir descontos”, explica.

“E para quem não se organizou o melhor caminho é quitar a dívida que gera mais juros, como cartão ou cheque especial. Também é preciso evitar fazer uma dívida para quitar outra. E fazer o planejamento no final do ano ou no início”, conclui Pedro.

Impostos começam a vencer em março

O pagamento do IPVA começa em março, de acordo com os números finais da placa do veículo. À vista é dado desconto de 5%, mas é possível parcelar em quatro vezes. Os boletos estão disponíveis no site do Detran ou da Secretaria de Estado da Fazenda e não irá pelos correios.

Já o IPTU da Serra pode ser pago em cota única no dia 12 de abril com 10% de desconto, ou parcelado em seis vezes, com a 1ª parcela no mesmo dia. Os carnês serão distribuídos na primeira quinzena de fevereiro, mas os boletos já podem ser pegos no portal da prefeitura.




O que você acha ?

Você concorda com a redução da Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por