Por Thiago Albuquerque
No mar, no tatame e nos gramados. Nas braçadas, nos golpes ou botando a bola na rede, três irmãos da Serra dão show em qualquer ambiente. Moradores de Jacaraípe, Pedro, Rodrigo e Wilson Cardoso dão exemplo de saúde e disposição no esporte.
Na luta o destaque é Pedro, 23 anos, guarda-vidas, campeão da Copa Vitória de Jiu Jitsu há duas semanas. Pedro começou a treinar jiu jitsu com 11 anos, mas as competições só vieram mesmo a partir dos 17 anos. Hoje, com 23, é faixa roxa e já venceu campeonatos de âmbitos estadual e nacional.
“Minha rotina envolve treinos de luta pela manhã e à noite e preparação física na parte da tarde”, conta Pedro. Além de lutar, ele também corre, surfa, nada e pedala para manter a forma. Pedro é aluno do professor Herick Cometti da equipe Clube de Jiu Jitsu Pitbull.
No mar, o cara é Rodrigo, de 21 anos. Ele surfa há 13 anos. Atualmente guarda no currículo a vitória na primeira etapa do Circuito Capixaba Profissional. Ele também foi 3x campeão capixaba amador e vice-campeão na Seletiva do Mundial Sub-16, em 2010. Assim como o irmão mais velho, ele também é guarda-vidas.
“O esporte me trouxe coisas produtivas, cultura, saúde e felicidade, amizades, conheci todo litoral do estado, fui ao Peru 2 vezes”. O surfista tem apoio da “Praia”, roupa de marca, dos produtos WS naturais”, açaí “Parada Natural”, das pranchas “Renato Larica Surfboards” e do preparador físico Fernando Faria.
Agora, nos gramados onde Pelé atuou, o caçula Wilson Cardoso, de 19 anos, estudante, tenta carreira dentro das 4 linhas. Desde os 9 anos de idade, o jogador atua pelo Vitória Futebol Clube, e mês que vem começa a Copa ES.
“Estou treinando forte para fazer boas atuações pelo time, acreditando assim ter uma chance de jogar fora do estado, em algum clube grande que é o meu sonho”.
Treinando todos os dias, ele tem uma alimentação equilibrada e acompanhada pelo clube.
Já vem de berço
Se você acha que apenas os três têm vida no esporte, está muito enganado; o pai Rodrigo Souza Cardoso, conhecido como Ceará, nada a vida toda, pegou muita onda, e corre também.
A mãe Alba Valéria Dantas Teixeira Cardoso, também não fica atrás. Fazia ginástica olímpica, jogava capoeira, andava e ainda anda de patins.
A família Cardoso, tem na veia o esporte. Wilson, o jogador, foi campeão serrano de surf ano passado. O lutador Pedro também se aventura no patins, na corrida e no surf.
“O incentivo sempre veio de dentro de casa, o esporte vem de berço, a família toda é envolvida” frisa o lutador Pedro.
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…