Isolamento continua: confira 12 dicas para se manter equilibrado
Uma das dicas é incluir frutas e legumes na alimentação. Foto: Divulgação
O período de distanciamento social está maior do que o previsto inicialmente. Muitas pessoas já relatam ansiedade, desconforto e angústia por ficar tanto tempo em isolamento. É hora de buscar equilíbrio e ganhar fôlego para aguentar mais uns dias ou mesmo semanas dentro de casa.
O psicólogo do programa Viver Bem da Unimed Vitória Vinícius Grassi destaca que é muito natural as pessoas se sentirem cada vez mais angustiadas e até melancólicas. “Somos seres essencialmente sociais, precisamos do convívio em grupos, sejam pequenos ou grandes. Isolamento forçado, de certa forma, nos oprime e nos coloca numa posição nada confortável. Então, é bastante esperado que haja dias mais difíceis, em que a saúde emocional fique prejudicada”.
É muito importante, neste momento, mais do que nunca, manter o equilíbrio e a saúde mental em dia. Da mesma forma que também é fundamental cuidar do corpo. A nutricionista do Viver Bem Dalyla Formagine lembra que fazer uma boa alimentação também contribui para o bem-estar, que é tão essencial neste período turbulento que estamos vivendo.
“Comer bem, tentando manter um cardápio equilibrado, ajuda muito a se sentir melhor nestes dias de isolamento. Uma boa alimentação contribui para o bom humor e a qualidade de vida de modo geral”, assinala.
Confira as dicas dos dois especialistas para continuar firme nos próximos dias de distanciamento social:
1 – Não fique contando os dias de isolamento. Tente viver um dia após o outro. Acorde com o propósito de aproveitar o hoje da melhor forma e com paciência. E pense que cada dia vivido em casa será um a menos de distanciamento. Olhar por esse viés mais otimista nos fortalece. Estar em casa não é punição mas uma contribuição para que tudo isso acabe logo.
2 – Crie uma rotina possível de ser cumprida, sem rigores excessivos. A rotina, sem exageros e autocobrança, contribui para o bem-estar e a tranquilidade.
3 – Casa organizada aumenta a sensação de paz. Não deixe de lado a arrumação. Tire um tempo na semana para colocar as coisas em ordem.
4 – Reserve um momento do dia para falar com algum amigo ou familiar, seja por chamada de voz ou de vídeo.
5 – Medite. Não precisa ser expert em meditação para parar alguns minutos do dia e respirar. Há aplicativos que auxiliam os iniciantes. O importante é ter esse contato consigo mesmo e relaxar, mesmo que por um curto período diariamente.
6 – Inclua atividades físicas na sua rotina em casa. Pode ser qualquer modalidade, até mesmo dançar por 30 minutos.
7 – Inclua muitas frutas e legumes na sua alimentação diária. Em relação às frutas, para facilitar, deixe-as cortadinhas na geladeira. Outra opção é fazer uma salada de frutas.
8 – Evite sair muito da linha, fugindo de fast foods e refeições muito gordurosas. Mas, uma vez ou outra, permita-se comer algo que esteja com muita vontade, sem se preocupar com as calorias. O importante é o equilíbrio.
9 – Inclua bastante fibra nas suas refeições. Opte pelos integrais sempre que possível.
10 – Em alguns dias, quebre a rotina. Assista séries e filmes, durma por mais tempo, cuide de si mesmo, assista TV, cozinhe algo diferente ou apenas fique deitado/sentado sem pensar em muita coisa.
11 – Faça cursos on-line, aprenda um novo idioma, pratique a leitura.
12 – Envolva-se em algum grupo solidário neste momento de pandemia. Atividades que envolvam empatia e amor ao próximo melhoram a vida de todos nós e ainda ocupam a mente.
5 anos atrás
Redação Jornal Tempo Novo
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.