O presidente da OAB Serra, Ítalo Scaramussa, tomou posse nesta quinta-feira (6) na Câmara Municipal da cidade. A cerimônia contou com a presença da presidente da OAB-ES, Érica Neves, do secretário-geral Eduardo Sarlo, do prefeito de Serra, Weverson Meireles, da promotora de Justiça Maria Clara Mendonça Perim, além de presidentes de subseções.
Ítalo inicia seu quarto mandato à frente da subseção, reforçando que a Ordem vive “novos tempos”, com uma parceria mais estreita entre a seccional e as subseções. Em seu discurso, destacou a importância da união e da luta pela valorização da advocacia local.
“A advocacia da Serra e sua subseção são forjadas na luta. Sempre lutamos muito para sermos reconhecidos e respeitados, e isso nos torna mais fortes e resilientes. Testaram nossa união, e hoje somos uma subseção de inclusão, uma subseção que representa todos os advogados e advogadas com dignidade”, afirmou Ítalo.
Compromisso com a valorização da advocacia e os desafios do novo mandato
Segundo Ítalo, sua gestão será pautada por “responsabilidade e profundo respeito pela advocacia”, em um mandato repleto de desafios. Ele enfatizou o papel fundamental da OAB na promoção da ética, defesa das prerrogativas da profissão e garantia de um ambiente mais justo e acessível para todos.
“Em tempos de transformações rápidas, precisamos estar unidos, vigilantes e comprometidos com a valorização da nossa profissão. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para promover capacitação, modernização e um diálogo aberto com cada colega, tornando nossa subseção um espaço de acolhimento, fortalecimento e representatividade”, garantiu.
Crítica às eleições da OAB e o compromisso com a ética
Durante a posse, o presidente da OAB Serra também criticou a forma como algumas chapas conduziram as eleições, destacando o uso de mensagens apócrifas, fake news e denúncias infundadas. Ele destacou a importância da ética, da verdade e do respeito à instituição.
“Não posso deixar de pontuar o lamentável ambiente que se formou nas eleições da OAB. Foi uma eleição marcada por fakes, ofensas à honra e à própria instituição. A advocacia capixaba resistiu e nos mostrou que prefere seguir pelo caminho da correção e da moralidade”, afirmou.
Agradecimentos e novos desafios
Ítalo aproveitou a oportunidade para agradecer à sua diretoria e conselho pela confiança e parceria. “Juntos, construiremos uma advocacia mais forte, respeitada e protagonista nas grandes transformações do nosso tempo”, disse.
O presidente também deixou claro que não buscará reeleição após o término deste triênio. “Minha missão se completará ao final deste mandato, mas não direi adeus. Quem sabe novos desafios para além de nossas fronteiras?”, concluiu, sinalizando o desejo de novos desafios em sua trajetória.