Já ouviu falar em miocardite? É uma inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio. “Esse músculo é o que contrai o coração. Quando está inflamado, o bombeamento do sangue fica prejudicado, o que pode provocar arritmias e insuficiência cardíaca”, explica o cardiologista da Unimed Vitória Rodolpho Farinazzo.
O médico destaca que o problema acontece em qualquer idade, é mais comum em homens, e não há uma causa específica. “Geralmente, a miocardite decorre de alguma doença infecciosa. Pode estar associada também ao consumo exagerado de álcool e drogas, além do uso de medicamentos e de doenças autoimunes”, pontua.
Quando é leve, a miocardite pode nem apresentar sintomas ou ser confundida com uma infecção viral. A recuperação é rápida e acontece naturalmente. Nos casos moderados e graves, de acordo com Farinazzo, podem surgir sintomas como dores no peito, arritmias, dificuldade para respirar, inchaço nas pernas, entre outros.
“Há situações que aparecem também dores de cabeça e no corpo, dor de garganta, febre e diarreia”, enumera o especialista.
De maneira geral, a recuperação completa acontece com repouso e medicação adequada. “Geralmente, não há sequelas. Em casos extremos, pode ser necessário tratamento intravenoso e até mesmo cirurgia”, diz.
Complicações
É importante alertar, de acordo com o cardiologista, que a diminuição na capacidade de bombeamento do sangue pode provocar arritmias cardíacas. Nos casos mais severos, pode haver formação de coágulos no coração e levar até mesmo a um acidente vascular cerebral ou infarto.