A Câmara de Vereadores aprovou na noite desta quarta-feira (28), em regime de urgência especial, a cessão de uso à Polícia Civil de um terreno de propriedade da Prefeitura da Serra 1.400 metros quadrado, situado na Praia da Baleia, região de Jacaraípe, para a construção de uma Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes (Deten). A cessão será de 30 anos, prorrogáveis por igual período, e a obra deverá ser construída no período de quatro anos, caso contrário o espaço será devolvido à municipalidade.
O município, segundo análise de especialistas, tem seus índices de criminalidade diretamente relacionados ao tráfico de drogas. O terreno está situado em uma área considerada nobre, nas proximidades dos balneários de Manguinhos e Jacaraípe, e nas proximidades de comunidades carentes, como Feu Rosa e Vila Nova de Colares.
Segundo o projeto, ficará a cargo da Polícia Civil a manutenção, limpeza, recolhimento de resíduos e iluminação da área.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) “a Polícia Civil possui conhecimento deste projeto de lei, no entanto, a doação ainda não foi concretizada”.