Jacaraípe vai ter uma Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Deten). O terreno para construção da sede, de 1.400 m², foi doado pela prefeitura ao Governo do Estado e fica às margens da avenida Desembargador Antônio José Feu Rosa que liga a Curva da Baleia ao Terminal de Jacaraípe.
A assessoria da prefeitura não souber informar o valor venal do terreno doado. Atualmente, a Deten funciona no bairro Novo Horizonte e atende toda a demanda referente a tráfico de drogas no estado.
Segundo o Superintendente de Polícia Especializada, Josemar Sperandio, a escolha do local foi estratégica. “A delegacia já funciona em Novo Horizonte, mas é preciso modernizar as estruturas. A prefeitura nos apresentou três locais disponíveis para escolhermos. Analisando as áreas, vimos que aquele seria um local conveniente, por estar próxima ao terminal, ao escoamento rodoviário e por ser de esquina. Além disso, a Deten tende a se tornar um departamento maior, pois atende a demanda do tráfico estadual, especialmente da região metropolitana, e a demanda cresce”, explica.
Josemar afirma que ainda não há previsão para o início das obras, pois ainda está em fase de estudos para contratar a elaboração do projeto, cuja expectativa é de que seja finalizado ainda este ano. Com o projeto pronto, haverá a captação de recursos para a construção das obras, que será feita após licitação pública.
Sobre valores para elaboração e execução do projeto, o superintendente disse que ainda não é possível mensurar.