Um jacaré foi encontrado no canteiro central da movimentada rodovia ES-010, nas proximidades de Manguinhos, na Serra, no último domingo (17). O animal, que chamou a atenção dos moradores da região, foi resgatado com sucesso pelo Projeto Caiman.
Quem se deparou com a inusitada cena foi Arthur Motta, morador local, que avistou o réptil enquanto saía de casa por volta das 15h30.
“Primeiro fiquei surpreso ao ver um jacaré tão perto de uma rodovia movimentada, mas logo liguei para o meu tio, que é bombeiro, e ele me indicou o pessoal do Caiman”, relatou Arthur, ao Jornal Tempo Novo.
O jacaré, que recebeu o nome de Yellow, mede 1,40 metro e pesa 12 quilos. De acordo com o Projeto Caiman, o animal foi localizado próximo a uma área de manguezal e capturado sem dificuldades. A equipe elogiou a atitude da população, que manteve o réptil sob vigilância à distância, garantindo a segurança de todos.
Arthur destacou a eficiência e o cuidado do resgate: “Eles foram super atenciosos e cuidadosos. Agora o jacaré ficará sob observação antes de ser devolvido à natureza.”
O Projeto Caiman reforçou a importância de não se aproximar desses animais e de acionar imediatamente a equipe em casos semelhantes. “A segurança tanto do jacaré quanto das pessoas depende dessas medidas”, alertou o instituto.
Outros dois jacarés, identificados como Richard e Guarani, próximo ao Aeroporto de Vitória e em Viana, entre domingo e segunda-feira (18).
O contato do Projeto Caiman é o número (27) 99763-9757.