Um jacaré causou um baita susto em Praia de Carapebus na noite da última segunda (11). O animal apareceu num local próximo a lagoa do Baú, na subida do Cerimonial Warung.
Segundo o líder comunitário do bairro, Anderson Soares, quem avistou o jacaré da espécie papo amarelo foi um motoboy que estava fazendo entrega de lanche perto de um curral. “Quando ele virou a curva o animal deu um susto nele. Daí chamaram o pessoal do projeto Caiman, que são especialistas em resgate deste tipo de bicho”, conta enfatizando que na lagoa já foram avistados diversos jacarés.
José Neto Barcelos, que mora no sítio onde o jacaré foi encontrado disse que foi um baita susto. “Graças ao empenho da minha esposa Lívia Guimarães e ao meu grande amigo Marcelo Marcelo Guadagnin Warung Cerimonial em busca de órgãos competentes na captura desse animal, o resgate foi efetuado com grande sucesso. O animal se encontrava na porteira do meu vizinho Adélio colado em minha casa, e quando o motoqueiro veio trazer um lanche para minha esposa gritou e se assustou com jacaré ao lado dele. De imediato entrei em contato com a minha esposa pedindo para que a mesma buscasse ajuda através das redes sociais. Então ela entrou em contato com a policial militar Brisa que de imediato nos forneceu o telefone do projeto Caiman. De posse desse número fiz o primeiro contato com Yhuri em seguida passando o contato para o meu vizinho Marcelo que de imediato também entrou em contato com pessoal do projeto Caiman. Contato feito aguardamos a chegada do pessoal do projeto que foi super atencioso com a gente e o resgatou com louvor. Graças ao nosso bom Deus nenhum animal foi atacado ou pessoas. O animal foi encaminhado para a universidade UVV onde recebeu os primeiros cuidados e de lá será encaminhado para um ambiente onde será cuidado por alguns dias e depois solto na natureza”, afirma Neto que disse a aparição ocorreu por volta das 21h30.
Yhuri Nóbrega, coordenador do projeto Caiman, disse que assim que foram acionados a equipe do projeto se dirigiu ao local para o devido resgate. “É um jacarezão de dois metros e foi levado para o Instituto para análise clínica de saúde e será devolvido a natureza. Colocaremos um raio transmissor nele para entendermos como se movimenta na malha urbana. Aquela região é muito especial por conta que tem muita lagoa e a urbanização está muito intensa. Acaba que o animal está se deslocando como sempre fez na natureza, mas os hábitos ficam menores, então acaba tendo esses encontros assim”, destaca.
Yhuri conta que em 2019 o Instituto está com um estudo diferente junto a ArcelorMittal. “Vamos fazer quase que um Big Brother de jacaré para entender as andanças destes animais. O monitoramento será feito com GPS via satélite e o objetivo é mitigar esses eventos e conservar a espécie, harmonizando essa relação”, comenta.
O coordenador do Caiman também disse que ao se deparar com este tipo de bicho, deve-se manter uma distância segura. “A pessoa pode ligar para nós ou para a Polícia Ambiental para fazer o resgate de forma segura”.
Serviço:
Resgate de jacaré
Projeto Caiman
Telefone: 99818-3188
Polícia Ambiental
Telefone: 3636-1650