Acostumada a receber pessoas à procura de remédios ou produtos de higiene e uso pessoal, uma farmácia de Jacaraípe, na Serra, precisou ‘atender’ um cliente inesperado e um pouco diferenciado durante a manhã deste sábado (27). Os proprietários do estabelecimento comercial encontraram um filhote de jacaré no fundo do comércio. Até o momento, ninguém sabe como o animal foi parar lá, mas felizmente, ele já foi resgatado.
O bicho encontrado é da espécie ‘jacaré-de-papo-amarelo – que é muito comum em todo o município. A ‘invasão’ aconteceu na Drogaria Bendel, situada na Avenida Minas Gerais, em Jacaraípe. Os proprietários do estabelecimento comercial levaram um ‘baita susto’ quando se depararam com o animal nos fundos de sua loja.
Com medo, mas também com consciência que o melhor é manter a distância e não perturbar o animal, os donos logo acionaram o Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), comandado por Claudiney Rocha. O presidente do Ibraff foi até o local e conseguiu capturar o jacaré e colocá-lo dentro de uma caixa.
Segundo Claudiney, o Projeto Caiman foi acionado para levar o animal até uma área própria e fazer a soltura. Ele contou ainda que o bicho causou um certo pânico nos donos da farmácia.
“No início ele causou um susto no pessoal da farmácia. Ele estava no fundo da drogaria e ninguém sabe como ele foi parar lá. Eles ficaram com medo, mas depois fizemos a imobilização do animal e até tiraram foto, passaram a mão e contamos sobre a importância de preservar o animal”, disse.
Claudiney ainda salientou que essa espécie de jacaré está em risco de extinção. “A espécie está ameaçada de extinção. Está vulnerável na natureza. Muita caça, perda de habitat. Colocam anzol nas lagoas e alguns matam até a tiro. Infelizmente, ele está nesta situação”, lamentou.
O coordenador do projeto Caiman, Yhuri Cardoso Nóbrega, informou que o jacaré é de extrema importância para o equilíbrio da Mata Atlântica. “O jacaré é considerado símbolo da biodiversidade do Espírito Santo. Essa espécie é fundamental para o equilíbrio da Mata Atlântica e para a saúde desses ambientes. Uma das principais ameaças para eles é a degradação da Mata Atlântica e isso acaba acarretando em situações como essa vista”.
Yhuri ainda destacou que a orientação é que os moradores não se aproximem do animal em hipótese alguma. Ainda segundo ele, a população pode acionar o Instituto Caiman para resgate e cuidado de jacarés. O telefone é (27) 99818-3188. O Ibraff pode ser acionado pelo telefone: 27 99994-9438. Também pode ligar para a Polícia Ambiental: (27) 3636-1650.
O biólogo Cláudio Santiago também conversou com o TEMPO NOVO e reforçou que o jacaré-de-papo-amarelo está com a classificação “perigo de extinção”, dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…
O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…
Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…
Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…
O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…
Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…