Um jacaré acabou assustando os passageiros do Terminal de Jacaraípe, na Serra, durante a tarde desta quarta-feira (16). O animal surgiu dentro da rodoviária e foi visto por populares que circulavam pelo local.
Segundo informações de quem acompanhou a cena, o jacaré estava num espaço de gramado, perto da cerca do terminal. Assim que viram a cena, os passageiros ficaram curiosos e assustados ao mesmo tempo; e acionaram a Secretaria de Meio Ambiente da Serra.
Os fiscais foram até o terminal e resgataram o animal, que media aproximadamente 1,5 metros. O jacaré foi pego pela equipe da Prefeitura da Serra e levado para a Lagoa Juara, local em que foi solto.
O caso aconteceu por volta das 17h30. Coordenador e biólogo do projeto Caiman, Yhuri Nóbrega, conversou com o Jornal Tempo Novo e disse que a entidade chegou a ser acionada, mas que ao chegarem no local, a Fiscalização Ambiental da Serra já havia feito o resgate.
O jacaré resgatado é da espécie jacaré-do-papo amarelo está com a classificação “perigo de extinção”, dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Isso deve se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios.
Yhuri disse que o animal é absolutamente importante para a conservação de florestas e corpos d’água. “O jacaré é considerado símbolo da biodiversidade do Espírito Santo. Esse tipo de situação acontece porque as cidades estão invadindo os ambientes naturais”.
O que fazer quando encontrar um jacaré?
Se você encontrar um jacaré e não souber o que fazer, no Espírito Santo existe o projeto Caimam que visa o desenvolvimento científico sobre a história natural e ecologia da espécie, para sua conservação e da Mata Atlântica como um todo. O projeto já é reconhecido no Brasil e no exterior como uma importante iniciativa para a pesquisa e conservação dos jacarés brasileiros.
Portanto se aparecer um jacaré em área urbana e você não souber o que fazer, já sabe quem chamar. Basta ligar para 27 99818-3188 ou pelo 3636-1650 Polícia Ambiental ou para o Departamento da Fiscalização de Meio Ambiente, por meio do telefone de plantão: (27) 99951-2321.