Meio Ambiente

Jacaré invade terminal da Serra e deixa passageiros apavorados

Foto: Divulgação

Um jacaré acabou assustando os passageiros do Terminal de Jacaraípe, na Serra, durante a tarde desta quarta-feira (16). O animal surgiu dentro da rodoviária e foi visto por populares que circulavam pelo local.

Segundo informações de quem acompanhou a cena, o jacaré estava num espaço de gramado, perto da cerca do terminal. Assim que viram a cena, os passageiros ficaram curiosos e assustados ao mesmo tempo; e acionaram a Secretaria de Meio Ambiente da Serra.

Os fiscais foram até o terminal e resgataram o animal, que media aproximadamente 1,5 metros. O jacaré foi pego pela equipe da Prefeitura da Serra e levado para a Lagoa Juara, local em que foi solto.

O caso aconteceu por volta das 17h30. Coordenador e biólogo do projeto Caiman, Yhuri Nóbrega, conversou com o Jornal Tempo Novo e disse que a entidade chegou a ser acionada, mas que ao chegarem no local, a Fiscalização Ambiental da Serra já havia feito o resgate.

O jacaré resgatado é da espécie jacaré-do-papo amarelo está com a classificação “perigo de extinção”, dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Isso deve se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios.

Yhuri disse que o animal é absolutamente importante para a conservação de florestas e corpos d’água. “O jacaré é considerado símbolo da biodiversidade do Espírito Santo. Esse tipo de situação acontece porque as cidades estão invadindo os ambientes naturais”.

O que fazer quando encontrar um jacaré?

Se você encontrar um jacaré e não souber o que fazer, no Espírito Santo existe o projeto Caimam que visa o desenvolvimento científico sobre a história natural e ecologia da espécie, para sua conservação e da Mata Atlântica como um todo. O projeto já é reconhecido no Brasil e no exterior como uma importante iniciativa para a pesquisa e conservação dos jacarés brasileiros.

Portanto se aparecer um jacaré em área urbana e você não souber o que fazer, já sabe quem chamar. Basta ligar para 27 99818-3188 ou pelo 3636-1650 Polícia Ambiental ou para o Departamento da Fiscalização de Meio Ambiente, por meio do telefone de plantão: (27) 99951-2321.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Lula vem ao ES anunciar investimentos para os capixabas

Presidente Lula virá ao Espírito Santo. Foto: Divulgação O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar…

3 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716

O Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716. Crédito: Divulgação O Governo…

4 horas atrás

Serra poderá ter pontos de apoio para morador se hidratar em dias de calor intenso

Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão,…

5 horas atrás

Comunicado – 24/02/2025 – 4ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 4ª ediçãoBaixar

5 horas atrás

Pablo Muribeca volta a protagonizar cenas de pirotecnia política e abuso de autoridade

Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…

6 horas atrás

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Apesar do risco de letalidade, esse tipo de câncer colorretal é prevenível e apresenta maiores chances de cura se for…

7 horas atrás