Notícias

Jacarés invadem casa e moradores ficam apavorados na Serra

Os jacarés invadiram uma residência no bairro da Serra. Crédito: Divulgação

Uma residência de Manguinhos, na Serra, recebeu visitas inesperadas nesta semana. Trata-se de dois jacarés que entraram no quintal da casa durante as fortes chuvas que atingiram a cidade. O caso aconteceu na última terça-feira (20) e deixou os moradores assustados.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, Guilherme Lima, os animais entraram na casa por meio de alguns espaços do portão da frente. Foram dois filhotes/jovens da espécie jacaré-de-papo-amarelo.

“Eles não eram muito grandes, tinham no máximo uns 80 centímetros. Conseguiram entrar na casa pelo portão da frente durante as fortes chuvas. Os moradores me acionaram e eu acionei a Prefeitura da Serra para fazer o recolhimento dos animais”, detalhou Guilherme.

Dentro da residência, os jacarés aparentavam estar assustados e se esconderam em um espaço pequeno.

O coordenador do projeto Caiman, Yhuri Cardoso Nóbrega, informou que a orientação em casos como este é que os moradores não se aproximem do animal em hipótese alguma. Ainda segundo ele, a população pode acionar o Instituto Caiman para resgate e cuidado de jacarés. O telefone é (27) 99818-3188. O Ibraff pode ser acionado pelo telefone: 27 99994-9438. Também pode ligar para a Polícia Ambiental: (27) 3636-1650.

Ainda segundo Yhuri, o jacaré é de extrema importância para o equilíbrio da Mata Atlântica. “O jacaré é considerado símbolo da biodiversidade do Espírito Santo. Essa espécie é fundamental para o equilíbrio da Mata Atlântica e para a saúde desses ambientes. Uma das principais ameaças para eles é a degradação da Mata Atlântica e isso acaba acarretando situações como essa vista”.

O biólogo Cláudio Santiago também conversou com o TEMPO NOVO e reforçou que o jacaré-de-papo-amarelo está com a classificação “perigo de extinção”, dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Confira como fica o tempo no último fim de semana de fevereiro na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado…

5 horas atrás

Presidente da Câmara vai a Brasília em busca de avanço na acessibilidade da Serra

O vereador solicitou assistência para a implementação de medidas que tornem a cidade da Serra mais acessível, especialmente em espaços…

5 horas atrás

Arena de Verão Serra 2025: confira programação para este fim de semana

O verão chegou com tudo e, apesar da chuva, a Arena de Verão Serra 2025 promete um final de semana…

7 horas atrás

Edital seleciona projetos de educação e prevenção sobre drogas no ES

Reprodução Google Maps O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas…

7 horas atrás

ABRH-ES comemora 40 anos e anuncia nova gestão para próximo triênio

ABRH-ES abre comemorações pelos 40 anos com posse da nova diretoriaCerimônia reuniu cerca de 150 pessoas, em Vitória, e contou…

1 dia atrás

Inscrições abertas para a 8ª edição do Festival da Canção da Serra em abril

A oitava edição do Festival da Canção da Serra, acontecerá na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida, nod sidas 4,…

1 dia atrás