Notícias

Jacarés invadem casa e moradores ficam apavorados na Serra

Os jacarés invadiram uma residência no bairro da Serra. Crédito: Divulgação

Uma residência de Manguinhos, na Serra, recebeu visitas inesperadas nesta semana. Trata-se de dois jacarés que entraram no quintal da casa durante as fortes chuvas que atingiram a cidade. O caso aconteceu na última terça-feira (20) e deixou os moradores assustados.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, Guilherme Lima, os animais entraram na casa por meio de alguns espaços do portão da frente. Foram dois filhotes/jovens da espécie jacaré-de-papo-amarelo.

“Eles não eram muito grandes, tinham no máximo uns 80 centímetros. Conseguiram entrar na casa pelo portão da frente durante as fortes chuvas. Os moradores me acionaram e eu acionei a Prefeitura da Serra para fazer o recolhimento dos animais”, detalhou Guilherme.

Dentro da residência, os jacarés aparentavam estar assustados e se esconderam em um espaço pequeno.

O coordenador do projeto Caiman, Yhuri Cardoso Nóbrega, informou que a orientação em casos como este é que os moradores não se aproximem do animal em hipótese alguma. Ainda segundo ele, a população pode acionar o Instituto Caiman para resgate e cuidado de jacarés. O telefone é (27) 99818-3188. O Ibraff pode ser acionado pelo telefone: 27 99994-9438. Também pode ligar para a Polícia Ambiental: (27) 3636-1650.

Ainda segundo Yhuri, o jacaré é de extrema importância para o equilíbrio da Mata Atlântica. “O jacaré é considerado símbolo da biodiversidade do Espírito Santo. Essa espécie é fundamental para o equilíbrio da Mata Atlântica e para a saúde desses ambientes. Uma das principais ameaças para eles é a degradação da Mata Atlântica e isso acaba acarretando situações como essa vista”.

O biólogo Cláudio Santiago também conversou com o TEMPO NOVO e reforçou que o jacaré-de-papo-amarelo está com a classificação “perigo de extinção”, dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Moradora da Serra tem 90% do corpo queimado  durante incêndio em apartamento

Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…

15 horas atrás

Policiais perdem o controle e viatura invade casa na Serra

A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…

15 horas atrás

Homem é preso com mais de mil pinos de cocaína na Serra

O indivíduo deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo/ Divulgação PMES Nesta…

18 horas atrás

Verão na Serra: confira programações gratuitas neste sábado (18)

O verão está a todo vapor na Serra, e a cidade continua com uma programação especial para garantir a diversão…

19 horas atrás

Verão: dicas essenciais sobre o uso de protetor solar

O cuidado com a pele começa no verão e deve durar o ano todo/ Foto: Banco de Imagens Freepik O…

19 horas atrás

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

2 dias atrás