Janeiro representa recomeço, início de ciclos, novas oportunidades, planejamento, criação e revisão de metas. Dentro dessa perspectiva, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo despertar um olhar para os cuidados com a Saúde Mental/ Emocional.
É preciso que as pessoas entendam que a mente e seus processos precisam ser tratados assim como as dores físicas. Manter a saúde dos pensamentos e o conhecimento sobre nossas emoções significa ter uma vida mais equilibrada.
O cenário que atravessamos está marcado por enfrentamentos e desafios diários. Para a maioria das pessoas, o isolamento social imposto pela pandemia, permitiu um mergulho para dentro de si, nunca feito antes pela rotina corrida. Isso proporcionou um contato maior com as emoções e sentimentos.
Não foi por acaso que o número de busca por atendimento psicológico aumentou significativamente, tendo como principais causas a ansiedade, estresses, crises de pânico e depressão. E como lidar com isso?
A ajuda de um profissional é de extrema importância para que as emoções (muitas vezes ainda desconhecidas) sejam entendidas, organizadas e sentidas de forma saudável. É preciso buscar os gatilhos para cada sentimento, que podem ser provenientes de traumas. E o que são traumas?
São todos os acontecimentos ao longo da vida que nos deixam marcas e nos paralisam de alguma forma. A boa notícia é que nosso cérebro é capaz de ressignificar grande parte e tornar esses acontecimentos mais adaptativos para a vida. Mas é preciso engajamento no processo de terapia.
O texto é de autoria da psicóloga clínica Kamila Segrini (CRP: 16/5524).
Instagram: @kamilasegrinipsi
WhastApp: 27 99818-3947