Considerada serpente rara no Espírito Santo, uma jararacuçu-do-brejo foi encontrada por moradores no quintal de uma casa da Serra. O registro foi feito na manhã desta segunda-feira (15) em Costa Bela e deixou o bairro apreensivo. Porém, a cobra não é peçonhenta e pode chegar aos dois metros de comprimento.
A liderança comunitária do bairro, Daniele Curty, enviou fotos do animal silvestre ao Pronto, Flagrei, do Jornal Tempo Novo. “Os moradores avistaram essa hoje cedo, mas apenas fotografaram e deixaram ela ir embora. Aqui no bairro a gente encontra animais silvestres todos os dias”, disse.
Para conhecer um pouco mais sobre a serpente da espécie Palusophis bifossatus encontrada, o Pronto, Flagrei conversou com o biólogo Cláudio Santiago. De acordo com o especialista, a cobra jararacuçu-do-brejo é inofensiva e muito rara no Espírito Santo. Santiago ficou encantando com o registro do animal na Serra e deu dicas aos moradores.
“Essa cobra é muito interessante e relativamente rara no Espírito Santo. É inofensiva, não tem veneno e não é agressiva. Ela fica enorme, quase dois metros. Esse registro é muito importante para o Estado. Apesar do nome popular, ela não é venenosa”, ressaltou.
Ainda de acordo com o biólogo, a serpente também é conhecida como cobra-nova. “É uma serpente que se alimenta-se de anfíbios, aves, lagartos e roedores. Aparece muito do centro para o sul do Brasil. Tamanho médio 1,8 metro a 2 metros”, explicou.
Os bichos estão à solta no bairro Costa Bela, na Serra. Neste domingo (14), um macaco da espécie Bugio foi flagrado se exibindo aos moradores da comunidade – que recebe a visita ilustre de animais silvestres constantemente. O flagra foi enviado ao Pronto, Flagrei pela líder comunitária Daniele Curty.
De acordo com a presidente da Associação de Moradores de Costa Bela, o Bugio estava na mata, próximo a residências, se alimentando em árvores. “Aqui é o habitat natural deles; aparecem muito para gente. Eles têm um rugido alto que assusta, na maioria das vezes, mas os moradores são sempre instruídos para deixarem eles à vontade”, disse.
O Bugio é um primata de maior porte que, muitas vezes, pode chegar até a 10 quilos. Infelizmente, o animal está ameaçado de extinção. Os motivos do triste dado são a destruição de seu habitat, caça e também pela epidemia de febre amarela que ocorreu entre 2016 e 2018.
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…