Conhecido pelas oficinas, lojas de produtos automotivos e indústrias metalmecânicas, Jardim Limoeiro é também potência esportiva. O bairro se tornou referência no tênis de mesa e tem no salão da sede da Associação de Moradores o palco do desenvolvimento de talentos capixabas desse esporte olímpico.
É o caso de Nathan Fantecelle Strey, que já foi campeão capixaba individual, de dupla e em equipe e hoje é treinador e auxiliar técnico dos 20 atletas que treinam no local e representam o time do Jardim Limoeiro em competições pelo ES.
Segundo Nathan, a história do tenis de mesa no bairro começou na década de 2000, quando a Associação de Moradores cedeu o espaço aos irmãos André e Henrique Camanho, também multicampeões estaduais. “O André e o Henrique foram chamando atletas e eu fui um deles. Os dois ficaram até o início do ano, quando tiveram que deixar a cidade por motivos profissionais. Então eu assumi o projeto”, relata o treinador.
Nathan destaca também Leandro Rossini, outro craque do Jardim Limoeiro. O atleta é tricampeão estadual e está forte no páreo da edição deste ano, onde a última etapa deve ser disputada em Cariacica, em data ainda a ser confirmada. “Assim como eu, o Leandro também está atuando como treinador”, completa.
Por fim, Nathan afirma que a maior parte dos mesa tenistas mora na Serra, mas há quem venha de outras cidades para treinar no espaço e competir sob a bandeira do Jardim Limoeiro. É o caso dele próprio, que nasceu e foi criado em Portal de Jacaraípe, mas atualmente mora em Vitória.
Veteranos
No Jardim Limoeiro treinam – e alguns diputam competições da federação – atletas de 17 a 64 anos. Um dos veteranos é o morador de Chácara Parreiral, Nilton Silva, que tem 62 anos. “É um esporte para todas as idades. Melhora a mente, a coordenação, fora as amizadas que a gente faz. Comecei a jogar com 40 anos no Álvares Cabral. Conheci o Jardim Limoeiro há 15 anos, quando fui para lá e não parei mais”, destaca.
Nilton disputa competições no ES e também o campeonato brasileiro, onde o Jardim Limoeiro costuma ir com seis ou sete atletas. “Há uma categoria única que engloba atletas de todas as idades. E também as categorias divididas por faixas etárias”.
Outro decano das raquetes é o morador de Bicanga, Wágner Padrão de Aguiar. Aos 64 anos, além de jogar, ele estuda Educação Física e está fazendo curso de especialização certificado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para poder trabalhar com a formação de jovens atletas no Jardim Limoeiro.
Vale lembrar que os veteranos Nilton e Wagner também já levantaram a taça no campeonato estadual. Foi em 2017 por equipe, cujo time era completado por Nathan Strey e Henrique Camanho.
Oportunidade para quem quiser aprender
O Jardim Limoeiro tem vagas para quem quiser aprender o esporte, inclusive crianças e adolescentes. E para quem já tem alguma prática e deseja aprimorá-la, com possibilidade ainda de poder representar o time em competições oficiais.
Para isso a pessoa interessada deve acessar o instagram tenisdemesa_ajl e mandar um direct, combinando valores de aulas avulsas ou mensalistas com os responsáveis.
Os treinos acontecem às segundas, terças e quintas-feiras das 19h e 30 às 21h e 30 no salão anexo à sede da Associação de Moradores de Jardim Limoeiro. O espaço conta atualmente com cinco mesas em tamanho oficial para a prática do esporte.