De capas para banco, passando por lanternagem, pinturas, autopeças e até retíficas. Quando o assunto é serviço automotivo, o lugar mais procurado na Serra é Jardim Limoeiro, que praticamente se transformou num polo automotivo, atendendo a demanda da cidade e região.
Em quase todo bairro, mais empresarial que residencial, é possível encontrar alguma loja de produto ou serviço para carros e motos, além de concessionárias de novos e usados.
Segundo o vice-presidente da Associação de Empresários da Serra (Ases), Francisco de Assis Soares, a explicação para essa “vocação automotiva” é a localização estratégica e a relação custo x benefício. “No decorrer dos anos, vários bairros supervalorizaram o preço de lotes e aluguel, o que aconteceu de forma mais amena em Jardim Limoeiro, atraindo empresários do setor”, disse.
Além da vantagem financeira, o bairro apresenta facilidade de acesso, vias em bom estado e vagas de estacionamento. “Todas essas caraterísticas e o aumento no número de veículos faz do bairro um lugar para investir e usufruir dos serviços”, concluiu.
O proprietário da empresa Limoar Ar Condicionado Automotivo, Jocimar Serpa, já está há 18 anos no bairro. Ele conta que a região permite aos clientes fazerem tudo em um só lugar. “A localização é estratégica, próxima a polos de comércio e indústrias”, diz.
Apesar do setor ser dominado por homens, há espaço para mulheres. Vera Lúcia Dttmann Jarske comanda a Autoclean Serviços Automotivos. Há onze anos no bairro e com onze funcionários, a empresa faz recuperação mecânica até acabamentos estéticos. “Uma boa instalação, mão de obra qualificada e equipamentos modernos são essenciais, mas o atendimento é nosso diferencial”, se orgulha Vera.
Segundo ela, a concorrência ajuda a atrair clientes. Com uma olhar feminino, ela define a situação em que a empresa está inserida. “Assim como o polo da Glória é referência em roupas, Jardim Limoeiro já se tornou um polo do ramo automotivo”.